Muitas pessoas se perguntam se vale a pena ir para Buenos Aires e conhecer o famoso Caminito. A resposta é: sim.

Apesar do bairro no qual está localizado, La Boca, não ser tão seguro quanto se espera, o local merece ser conferido por ser um ponto turístico bastante visitado e pelo que representa na história da cidade.

Repleto de significados, o Caminito é, literalmente, uma passagem de pouco mais de 100 metros de um ponto a outro da rua, mas que chama a atenção por suas casas extremamente coloridas, nas quais você encontra artistas de todos os tipos.

Aliás, a rua também fica repleta de artistas, cada qual querendo chamar mais a sua atenção, o que exigirá de você certa habilidade em focar no que te interessa, se desviar do que não quer ver e ainda curtir o visual da região.

Localização

🚗 Onde Fica

O Caminito fica no bairro La Boca, às margens do Rio Riachuelo.

📍 Lugares Próximos

  • La Bombonera (0,6 km);
  • Benito Quinquela Martín Museum (1,0 km);
  • Fundación PROA (0,8 km).

Como um espaço colorido foi algo abandonado e perigoso: história do Caminito

Pelo Caminito, antes era um rio que cortava a região. Ao perder a antiga agitação do porto que estava por ali, a degradação começou a tomar conta e, é claro, o descaso e a violência, ganharam o lugar.

A união entre moradores ajudou a ressuscitar algo que estava escondido dentro de cada um: a arte e o respeito pela história daquela região de Buenos Aires.

O lugar foi revitalizado e os cortiços que antes eram comuns, se transformaram em uma sucessão de construções coloridas, que além de estarem todas aglomeradas na parte mais famosa, estendem suas cores a outros edifícios da área.

Às margens do Rio Riachuelo, então, Caminito homenageia a música homônima de Juan de Dios Filiberto, um tango. Nada mais natural para uma região tão enraizada em seu lado portenho.

Hoje, os antigos imigrantes italianos e espanhóis são celebrados nas cores vivas de suas construções, na arte de rua e na comida que participa da vida de todos que ali vivem e que por ali passam.

Como aproveitar ao máximo seu passeio pelo Caminito?

O primeiro passo é planejar seu transporte de ida e volta até o local, pois não há estação de metrô próxima. Assim, você decide se vai de ônibus ou se prefere um transporte por aplicativo.

Evite circular por ruas muito distantes dos pontos turísticos, pois elas podem não garantir a sua segurança. Isso não quer dizer que tudo seja perigoso, mas sim que uma cidade grande como Buenos Aires têm seus empecilhos.

Ao caminhar pelo local, aproveite a vista do Rio Riachuelo, do antigo porto e da Ponte Transbordador. A cerca de 500 metros, também, está o famoso estádio La Bombonera, do Boca Juniors.

Ou seja, não faltam opções de atrações para você conhecer, mas tudo o que precisa fazer é tomar cuidado.

As ruas entre Magallanes, Avenida Almirante Brown, Necochea, Avenida Don Pedro Mendoza são ótimos pontos de referência para você curtir a região, seus passeios, locais de alimentação e não se perder.

Além disso, é interessante ter em mente que você terá muito o que fazer na região de La Boca.

Por isso, planeje seu dia para aproveitar ao máximo, talvez reservando uma tarde inteira para a região – ou até mesmo um dia, se for curtir em detalhes. Há museus, praças e restaurantes que merecem ser conferidos.

Há, também, a Feira de Artistas Plásticos de Caminito, na qual você encontrará obras de diversos artistas, sobretudo locais, transformando o cenário em algo ainda mais colorido.

Nas ruas e no próprio Caminito, você encontrará pequenas apresentações de tango, além de outras músicas, cantores, malabaristas e vários interessados em fazer o seu guiamento pela região.

Aproveite para conhecer a Calle Magallanes, com todos os artistas; o Patio Quinquela, com artesãos, artistas e souvenires; e o Centro Cultural de Los Artistas. Aproveite suas cores e deixe a arte entrar em seu passeio por um dos pontos mais interessantes de Buenos Aires.

Caminito em Buenos Aires

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

O Caminito fica no bairro La Boca. Apesar de não haver estação de metrô próxima, é simples ir até lá de transporte: fica a apenas 4,8 km da Plaza de Mayo, no centro da cidade.

Suas lojas costumam abrir por volta de 11:00 horas, mas há cafeterias que abrem mais cedo.

O horário de pico é das 15:00 às 17:00 horas, mas você pode aproveitar a região, em pleno funcionamento, até 18:00 horas no inverno e 20:00 horas no verão.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 8 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O passeio no Caminito Buenos Aires é bom? Confira os prós e contras!

É muito difícil definir sem pesquisa o quanto o Caminito pode ser um passeio proveitoso ou não para a sua viagem.

Ele faz parte dos 10 pontos turísticos mais visitados em Buenos Aires, então sua popularidade sempre está em alta. Por outro lado, há quem não queira ir por questões de segurança.

Para te ajudar a definir se o Caminito vale a pena ou não, preparamos as listas com pontos positivos e negativos. Confira agora.

Pontos positivos

  1. É um bairro restaurado e perfeito para quem gosta de admirar a arquitetura do velho com o novo e as soluções encontradas no meio do caminho;
  2. Suas cores vibrantes são convites à arte e à cultura locais, que chamam a atenção do turista porque se diferem do restante da cidade, em um processo de revitalização que deu bastante certo;
  3. Merece ser conferido por questões culturais, mas também pelas paradas gastronômicas, que defendem a gastronomia portenha;
  4. É uma rua, ou seja, é gratuito, a não ser que consuma algo no local.

Pontos negativos

  1. Não há estação de metrô próxima, o que dificulta o transporte, se não for de táxi ou por aplicativo;
  2. A região de La Boca não é tão convidativa para o turista, pois há recorrentes reclamações de assaltos e furtos no local. É necessário estar atento a isso também;
  3. Cuidado com tudo o que você fizer, pois, até mesmo uma foto em um molde ou pintura poderá ser cobrada;
  4. Os horários mais seguros são os com maior multidão, sobretudo na alta temporada.

Caminito em Buenos Aires

O Caminito vale a pena mesmo?

O Caminito é uma região turística que merece ser conferida por sua excelente história de superação, que ultrapassou o abandono e descaso para se tornar um dos principais pontos da cidade. Um dos mais visitados também.

Esse processo transformou a região de La Boca, que está cada vez mais preparada para oferecer atividades a seus turistas. Infelizmente, por outro lado, é uma região com alto índice de roubo.

Desta forma, o Caminito é recomendável em seus horários mais cheios, o que também pode atrapalhar a experiência de quem visita, mas não será por conta de um assalto.

Quais são os hotéis mais próximos do Caminito?

Os hotéis mais próximos do Caminito são: Hotel San Carlos (1,8 km); Constituición Palace Hotel (3,1 km) e Hotel Brisas (2,8 km).

Quais são os restaurantes mais próximos do Caminito?

Os restaurantes mais próximos do Caminito são: Restaurante Café PROA (0,8 km); Viva La Boca (1,0 km) e Gran Paraiso (0,1 km).

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com