Nada é comparável com o Carnaval do Brasil! Não espere por blocos do Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba de SP ou axé de Salvador. Uma das únicas semelhanças é que acontece em fevereiro.

No mais, é uma cultura a ser descoberta. Em Buenos Aires, o carnaval é bem mais sossegado, mas não deixa de ter alegria, festa e fantasia.

Na Argentina, o carnaval foi deixado de lado por um bom tempo até que sumiu por completo do calendário anual. Só na última década que os portenhos recuperaram o hábito de celebrar a tradicional festa.

Quando se celebra o Carnaval em Buenos Aires?

Isso muda todos os anos, mas a data é a mesma em todos os países. Tudo depende de quando se festeja a Páscoa. A Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono (21 de março). Baseado nesse acontecimento, a terça-feira de Carnaval é realizada 47 dias antes da Páscoa.

Em 2021, a páscoa será comemorada em 4 de abril e o carnaval acontece entre os dias 15 e 16 de fevereiro.

Em Buenos Aires, a festa é comemorada todo fim de semana de fevereiro e feriados do mês. O convite é ao ar livre e acontece em diferentes bairros portenhos.

As murgas são as protagonistas que animam com danças, assobios, tambores, pratos e bateristas, dos diferentes corsos da cidade.

Durante as noites de carnaval, os grupos são avaliados pelas cores e suas fantasias, coreografias, ritmos e número de artistas no palco (nada comparado com os desfiles de samba, ok?).

Carnaval em Buenos Aires

Carnaval em Buenos Aires

Qual é o Carnaval Argentino mais famoso?

O carnaval mais famoso do país acontece na cidade de Gualeguaychú, na província de Entre Ríos, há 230 km de Buenos Aires. É o mais parecido com o carnaval brasileiro.

Caso tenha folga no roteiro de viagem, pode conhecer a Capital Nacional do Carnaval Argentino, que fica em Corrientes a 900 km da capital.

O que Buenos Aires oferece no Carnaval?

Se for ficar em Buenos Aires, quase todos os bairros da cidade se organizam em desfiles, chamados de murgas, onde se apresentam as diversas comparsas (seria um aprendiz de escola de samba).

As apresentações começam no finalzinho da tarde e vão até meia-noite. Contudo, não espere aqueles desfiles típicos do Brasil: por lá é bem mais simples.

Durante o feriado, a cidade não fica totalmente paralisada. É comum fechar os bancos, casas de câmbio e algumas lojas comerciais, no entanto, não é nada que irá atrapalhar o seu roteiro, pois os pontos turísticos continuam abertos.

O que são Murgas Argentinas?

Não tem nada a ver com bloquinhos de carnaval, trios elétricos, axé ou sertanejo universitário.

As murgas são a expressão mais típica da folia argentina e representa o carnaval à moda antiga, ao estilo europeu. Os instrumentos musicais também são inspirados na Europa, especificamente Veneza (Itália).

Onde assistir a uma Murga?

Mais de 100 Murgas se prepararam ao longo do ano para este momento em toda a Argentina. Elas costumam se apresentar em palcos fixos, mas também percorrem as ruas e avenidas, inclusive próximas a pontos turísticos.

Você poderá ver como é o carnaval em Buenos Aires conduzido por bandas de Murga como Ressaca Murguera, La Gloriosa de Boedo, Los Elegidos del Dios Momo, Fantoches de Villa Urquiza e muitas outras.

O Carnaval Argentino é Bom mesmo? Veja os prós e contras!

O Carnaval é uma expressão artística de uma cidade. Aqui no Brasil já é assim, a festa de São Paulo não tem nada a ver com a que é realizada no Nordeste e dentro do estado tem várias formas de se expressar esta comemoração.

Na Argentina também é assim.

Imagino que com tantas atividades para serem feitas, as dúvidas aparecem na hora de escolher o roteiro ideal.

Separei uma relação dos pontos positivos e negativos para ver se a festa se encaixa no que planejou para sua viagem.

Pontos Positivos

  1. É uma festa bem alegre; com fantasias e muita música;
  2. As apresentações das Murgas são nas ruas e gratuitas;
  3. É próximo ao que é comemorado no carnaval Europeu;
  4. Pode aproveitar a cidade e as atrações turísticas, pois ela não para nesta época;
  5. É um passeio para toda família.

Pontos Negativos

  1. É carnaval! Vai ter muito gente se esbarrando e a cidade fica lotada;
  2. Em fevereiro a temperatura é alta. Não tem como fugir do calor;
  3. Se quiser uma festa mais aprimorada, terá que sair de Buenos Aires.
  4. Caso não curta a comemoração do Brasil, ou pelos menos as marchinhas, não irá gostar do carnaval em Buenos Aires também;
  5. Não tem como fugir do barulho.
Carnaval em Buenos Aires

Carnaval em Buenos Aires

Carnaval em Buenos Aires vale a pena mesmo?

É uma expressão cultural totalmente diferente da nossa. Acredito que é uma possibilidade de conhecer e estar em contato com uma manifestação artística que carrega a história dos europeus.

Nada impede de dar um “alô” nas apresentações das Muchas e seguir com o seu roteiro normal. De antemão, certo é que terá muita festa, alegria e diversão. Isso, as famílias gostam. É um passeio para todos; sem qualquer distinção.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos ingressos para as atrações?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 4 de dezembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Nathalia Santana

Nathalia Santana

Sou escritora antes mesmo de ser Jornalista. Apaixonada por viagens, trago um pouquinho da minha experiência.

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com