A Argentina também pode ser chamada de país do futebol, devido ao grande número de atletas que de lá surgiram, incluindo o segundo melhor jogador da história, Diego Armando Maradona.
Embora o brasileiro tenha o argentino como grande rival no futebol, a Argentina conta com uma rivalidade maior com o Uruguai, tanto nas seleções como também nos clubes.
Se você viajar para Buenos Aires, saiba que os estádios não se resumem apenas ao La Bombonera e ao Monumental de Nuñez, dois dos mais famosos de toda a América.
Fique comigo neste conteúdo e saiba o que você vai encontrar em Buenos Aires, atrações que vão além das quatro linhas.
Quais São os Melhores Estádios em Buenos Aires e o que Eles Têm Para Oferecer?
Muitos dos estádios em Buenos Aires contam também com visitas guiadas, com passagens pelos museus dos clubes, vestiários, gramado e outras instalações.
Dependendo da data que você visitar Buenos Aires, é possível, inclusive, acompanhar algum jogo do Campeonato Argentino ou da Libertadores da América.
Então conheça agora um pouco mais sobre cada estádio e o que você vai encontrar em cada um deles.
1. La Bombonera
La Bombonera
É um dos estádios mais emblemáticos do mundo, casa do Boca Juniors, que é considerado um dos melhores times mundiais.
Ele tem capacidade para 49 mil pessoas e já foi palco de muitos títulos nacionais e internacionais do Boca, além de casa da Seleção Argentina em jogos pelas Eliminatórias e outras competições.
O que mais chama a atenção deste estádio localizado no bairro de La Boca, é o seu tamanho e disposição, acanhado, com as arquibancadas muito próximas do gramado, e com uma arquitetura que lembra uma caixa de bombons.
Daí o nome de La Bombonera.
As visitas guiadas dão acesso às arquibancadas do estádio, as áreas internas, o museu do Boca com os troféus e também a calçada da fama, onde estão imortalizadas as formas dos pés de Maradona, Riquelme e outros ídolos do time.
Localização: a La Bombonera está localizado na rua Brandsen, 805, no bairro de La Boca.
2. Monumental de Nuñez
Monumental de Nuñez
O Monumental de Nuñez é o maior estádio da Argentina e casa do River Plate, o principal campeão argentino e também um dos principais clubes do mundo.
Sua arquitetura lembra bastante o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, pela sua forma de anéis e também pelas cores.
O Monumental foi palco de diversos eventos esportivos durante toda a sua história, como jogos pan-americanos, a Copa do Mundo de 78, eliminatórias e finais de Libertadores e Campeonatos Argentinos.
É um estádio também muito utilizado para a realização de shows e eventos, os mais famosos, o do AC/DC, que culminou na gravação de um DVD e o da Madonna.
Localizado no bairro de Belgrano, ele também oferece aos visitantes visitas guiadas, com acesso às áreas internas e ao museu do clube.
O museu conta com bastante tecnologia, com exposição de camisas históricas, troféus, fotos, vídeos e muito mais.
Localização: o Monumental está localizado na Avenida Presidente Figueroa Alcorta, 7597, em Belgrano.
3. Nuevo Gasómetro
Nuevo Gasómetro
O Estádio Pedro Bidegain, chamado pelos torcedores como El Nuevo Gasometro, é a casa atual do San Lorenzo, equipe de Almagro, popularmente conhecido com o time do Papa Francisco.
Ele foi inaugurado no ano de 1993, substituindo a primeira casa do clube, o Viejo Gasometro, que foi fechado e demolido, mas que em breve pode ganhar uma nova arena.
O estádio tem capacidade para quase 48 mil pessoas e lembra bastante o La Bombonera, por ser próximo do gramado, o que dá a sensação de caldeirão.
Não é um campo moderno, está localizado em uma área afastada do Centro de Buenos Aires, mas a torcida do San Lorenzo é reconhecida como uma das mais apaixonadas, tornando cada jogo um evento que vale a pena acompanhar.
Se você ama futebol, não pode deixar de assistir pelo menos um jogo do San Lorenzo no El Nuevo Gasometro, enquanto ele ainda sedia jogos.
Localização: Avenida Gral. Fernández de la Cruz, 2145.
4. El Fortín de Liniers
El Fortín de Liniers
O Estádio José Amalfitani é conhecido com o El Fortín de Linieres, ou Forte de Liniers, e é a casa do Velez Sarsfield, outro clube de muita tradição da Argentina.
Ele foi inaugurado no ano de 1951 e recebeu o primeiro jogo com iluminação em 1968, que contou com um amistoso com o Santos, de Pelé.
É um estádio que recebeu diversos eventos históricos, do futebol e também de outros esportes, o mais famoso deles, a Copa de 1978.
O El Fortín também recebeu uma missa do até então papa João Paulo II, no ano de 1987.
Além de jogos de futebol, o El Fortín também já sediou partidas de rugby, esporte muito famoso na Argentina, e também um duelo de boxe, no ano de 2013.
É um estádio um pouco afastado do centro de Buenos Aires, mas que também vale a pena fazer a visita, pelo menos para algum jogo do campeonato argentino.
Opte por jogos conta adversários menores, para evitar muitas filas e valores mais altos.
Localização: está situado na Avenida Juan B. Justo, 9200.
5. El Palacio
El Palacio
Olhando a sua fachada, a impressão é que você está diante de algum museu ou alguma universidade de Buenos Aires.
Com uma estrutura clássica, com diversas janelas amplas e pilares gigantes na parede, mas se trata do Estádio Tomás Adolfo Ducó.
Mais conhecido como El Palacio, ele é a casa do clube Atlético Huracán, time que já faturou 9 vezes o título de campeão argentino.
O El Palacio ficou famoso, pois ele serviu de cenário para o filme O Segredo dos Seus Olhos, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano de 2010.
É um estádio histórico, mas que está precisando de uma melhor manutenção.
Localização: o El Palacio está localizado na Avenida Amancio Alcorta, 2544, Parque Patricios.
6. Arquiteto Ricardo Etcheverri
Arquiteto Ricardo Etcheverri
O Estádio Arquiteto Ricardo Etcheverri é conhecido com o campo de futebol mais antigo de Buenos Aires.
Ele foi inaugurado no ano de 1905 e foi construído nos fundos de um terreno onde era localizada a linha de trem Ferro Carril Oeste.
Outro fato histórico é que ele é um dos poucos estádios que permanecem no mesmo local, desde o Século XX.
É casa do Club Ferro Carril Oeste, time que conta com dois títulos argentinos e tem o Vélez Sarsfield como principal rival.
É conhecido também como o Monumental de Madeira, já que as suas arquibancadas ainda são feitas desse material.
Com capacidade para um pouco mais de 24 mil torcedores, é o estádio com a melhor localização de Buenos Aires, no centro geográfico.
Já serviu de casa de grandes clubes da Argentina, como o River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo e o próprio rival, Vélez Sarsfield.
Localização: o estádio Arquiteto Ricardo Etcheverri está situado na Avenida Avellaneda, 1240.
7. Estádio Diego Armando Maradona
Estadio Diego Armando Maradona
É um dos estádios mais novos de Buenos Aires, tendo sido inaugurado um dia após o Natal de 2003, onde até então estava localizado o Estádio da Asociación Atlética Argentinos Juniors.
O nome foi em homenagem ao Maradona, que foi revelado nas categorias de base do clube, e que diz ter muito carinho pelo time, embora seja torcedor doente do Boca Juniors.
O estádio conta com a capacidade para 25.500 torcedores e demorou 10 anos para ser concluído, devido à crise financeira que o clube enfrentou.
Um dos grandes diferenciais do estádio é o museu El Templo del Fútbol, inaugurado em 2009, e que conta com diversos itens e fatos históricos do futebol argentino e mundial.
O museu abre todos os sábados, inclusive em dias de jogos, das 10 da manhã até 1 da tarde.
Localização: o estádio Diego Armando Maradona está situado na rua Gavilán, 2151.
8. Don León Kolbovsky
Don Leon Kolbovsky
O Estádio Don León Kolbowski é a casa do modesto Club Atlético Atlanta, clube de Buenos Aires que nunca conquistou um título nacional da primeira divisão.
Teve seu campo inaugurado no ano de 1960 e está localizado na Villa Crespo, com capacidade para 34 mil pessoas.
O estádio foi fechado por diversas vezes durante os anos 2000, já que ele não apresentava condições para abrigar partidas de futebol de forma segura para os torcedores.
O Atlanta tem como seu principal rival o Club Atlético Chacarita Juniors, também situado no Bairro Villa Crespo em Buenos Aires.
Um evento que marca o bairro é o confronto entre esses dois times, batizado de o Clássico de Villa Crespo.
Localização: o estádio Don León Kolbowski está situado na rua Humboldt, 390.
9. Nueva Chicago
Nueva Chicago
O Nueva Chicago é um estádio multiuso localizado em Buenos Aires, e é a casa do Nueva Chicago, clube modesto da capital argentina.
O campo tem capacidade para 28 mil torcedores e também já recebeu alguns eventos artísticos.
É um estádio tranquilo, para quem quiser acompanhar algum jogo do campeonato argentino da segunda divisão.
Conhecido como El Gigante de Mataderos, o Nueva Chicago luta para retomar a vaga na liga principal e conquistar o seu primeiro grande título de expressão nacional.
Localização: o Nueva Chicago Stadium está situado na Justo Antonio Suárez, 6913.
10. Estádio Islas Malvinas
Estadio Islas Malvinas
Por último na nossa lista de estádios em Buenos Aires, está o Estádio Islas Malvinas, casa do tradicional Club Atlético All Boys.
O estádio conta com capacidade para 21 mil pessoas, e foi inaugurado em 28 de setembro de 1963.
O All Boys ainda não conta com nenhum título da liga principal, mas já faturou sete títulos da terceira divisão e 1 da segunda.
Atualmente está disputando a segunda divisão do Campeonato Argentino.
Localização: o Estádio Islas Malvinas está situado na rua Mercedes, 1951, Monte Castro.
Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?
Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?
A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.
Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.
Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!
Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 19 de janeiro de 2021.
Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.
Quais os times de futebol em Buenos Aires?
Buenos Aires conta com mais de 70 times de futebol, na capital e na província, sendo os principais Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield e San Lorenzo.
Qual é o maior estádio da Argentina?
O Monumental de Nuñez é o maior estádio da Argentina, com capacidade para 70 mil pessoas e casa do River Plate.
Quais são os maiores times da Argentina?
A Argentina conta com diversos times tradicionais e multicampeões, mas os melhores e com mais títulos são o Boca Juniors, Independiente, Racing, River Plate, San Lorenzo e Estudiantes.
Quem é o maior campeão argentino?
River Plate e Boca Juniors são os maiores times da Argentina. O River conta com 36 títulos nacionais, enquanto o Boca já faturou 34.
Na Libertadores, o Boca é que tem a vantagem, com 6 títulos da América, contra 4 do River Plate.
Qual é o time mais velho da Argentina?
O Quilmes Atlético Club, que conta com sede na Grande Buenos Aires, é o clube argentino mais velho do país e um dos mais antigos da América, com fundação no ano de 1887.