Passear por Buenos Aires é uma delícia. A cidade tem tantas atrações que fica difícil organizar o tempo de estadia para conhecer os principais, mas há alguns deles que são fundamentais.

A Feira de San Telmo é um. Trata-se de uma feira ao ar livre, cuja origem data da década de 1930, quando gradualmente a Plaza Dorrego começou a ganhar adeptos de antiguidades e bugigangas.

De lá para cá, se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade porque conta a história não só da Argentina, mas sobretudo de seu povo, através de artigos de decoração, artesanatos, placas de carro, móveis, ímãs de geladeira, luminárias livros e tantas outras coisas.

Localização

🚗 Onde Fica

A Feira de San Telmo fica na 200, Defensa 120, C1065 Buenos Aires.

📍 Lugares Próximos

  • El Zanjon de Granados (0,3 km)
  • Plaza de maio (2,1 km)
  • Palacio Barolo (2,4 km)

Como enxergar a importância desta atração se divertindo em cada esquina

A regra para participar da Feira de San Telmo é que tudo que está à venda tenha 70 anos ou mais. Ou seja, é antiguidade mesmo.

Se você pensa que isso não soa interessante, espere até dar os primeiros passos por lá. Antes da quinta barraca, você provavelmente terá adquirido alguns bons objetos. Por isso, cuidado! Primeiro conheça a feira e então compre pelo impulso.

Considerado um dos bairros mais antigos de Buenos Aires, San Telmo ainda preserva seus casarões, o que é uma atração à parte para os turistas mais atentos. As fotos serão muito bem preenchidas pela feira e pela arquitetura local. Como a feira é sempre fiscalizada, para conferir se os objetos são de fato antigos, respeitando a regra dos 70 anos, é bem provável que você se encante com tanta arte exposta.

O crescimento do turismo e a chegada de novos feirantes expandiram a fama da San Telmo

Com o passar dos anos houve uma expansão de mais 7 quarteirões, o que resulta na junção da Feira de San Telmo original e a Feira da Rua Defensa, esta abrigando diversos artistas de rua.

Enquanto na feira original os seus participantes só perdem seu posto se morrerem, desrespeitarem a regra ou abandonarem o evento, a sua extensão é mais flexível. Há desde casais que dançam tango aos ventríloquos, passando por artesãos e instrumentistas.

Ou seja, é um passeio e tanto para vivenciar ao máximo a experiência de se estar em Buenos Aires e agir de acordo com o que os moradores dizem no dia a dia, ou o que te contam em um lugar como este.

Vamos descobrir nessa análise se a Feira de San Telmo vale a pena mesmo ou não.

Como aproveitar ao máximo a Feira de San Telmo?

Além de tudo o que você vai poder conferir na Feira de San Telmo, como os vendedores argentinos te contando a história de uma bicicleta de 1920 ou tentando te convencer de que o abridor de latas esteve na Segunda Guerra Mundial, há muito mais a conhecer na região.

Um dos lugares obrigatórios é o Mercado de San Telmo, que também fica na Rua Defense, 961.

O mercado conta com diversas guloseimas típicas da Argentina, como alfajores, bombas de doce de leite e waffles, mas o café local chama bastante a atenção por sua simplicidade e gosto.

Ainda no bairro de San Telmo, está a estátua da Mafalda, personagem mundialmente famosa e que advém dos quadrinhos argentinos.

Como muitos turistas passam pelo local apenas para tirar uma foto ao lado da Mafalda, é recomendável que você vá em dias mais vazios, como dias úteis, em horários mais propícios, como o início da manhã.

Desta forma, você aproveita dois lugares que contam, assim como a Feira de San Telmo e da Rua Defensa, a história de Buenos Aires. Ao mesmo tempo, você faz turismo e experimenta as diversas guloseimas locais.

Onde fica e qual é o seu horário de funcionamento?

A Feira de San Telmo é muito famosa e procurada por turistas e moradores de todo o país, então se prepare para encontrar um lugar cheio.

É importe dizer que mesmo assim, a Feira de San Telmo vale a pena em cada segundo.

Ela fica na Plaza Dorrego, com sua continuação seguindo pela Rua Defensa, com início na Plaza Mayo.

Seu horário de funcionamento é das 10:00 às 17:00 horas, somente aos domingos.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 28 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

A Feira de San Telmo é boa? Confira os prós e os contras!

Para decidir se um ponto turístico ou outro compensa, você precisa colocar na ponta do lápis o seu tempo, disposição, principal interesse e verba em Buenos Aires.

São diversos parâmetros, mas só eles poderão te dizer o quanto você tem interesse em conhecer este ou aquele.

No caso da Feira de San Telmo, preparamos duas listas, com pontos positivos e negativos para você colocar na balança e se decidir.

Pontos positivos

  1. É um dos pontos turísticos mais respeitados da cidade, um evento dominical que faz parte da história de Buenos Aires nos últimos 90 anos;
  2. Não há como ficar entediado, pois, há distrações por todos os lados: móveis, fotografias, canetas, artigos de decoração, livros e por aí vai;
  3. O passeio é gratuito e te estimulará a andar pela região de San Telmo, o que é ótimo para conhecer mais sobre os moradores da cidade.

Pontos negativos

  1. Se você não tem muita disposição para andar, ficará cansado neste passeio, que além de contar com a feira original, tem sua extensão e outras atrações na região;
  2. Como a feira só ocorre aos domingos, talvez seja melhor se preparar para enfrentar grandes multidões, sobretudo em alta temporada;
  3. O passeio é gratuito, mas tudo o que você quiser comprar poderá sair caro, justamente por se tratar de uma feira de antiguidades.

feira de san telmo vale a pena

A Feira de San Telmo vale a pena mesmo?

Apesar de ocorrer somente uma vez por semana, este é um passeio que precisa e merece ser planejado.

A Feira de San Telmo é tradicional, conta parte da história de Buenos Aires e da Argentina e só por isso já merece sua atenção.

Mais do que isso, os objetos à venda e à mostra são interessantes, conversar com os vendedores, pode render ótimos momentos e, além disso, na região você tem um excelente café e finalmente vai conhecer a Mafalda.

Ou seja, a Feira de San Telmo vale a pena sim!

Quais são os hotéis mais próximos da Feira de San Telmo?

Os hotéis mais próximos da Feira de San Telmo são: Vacances San Telmo (0,4 km); Hotel Varela (0,2 km) e Hotel Santa Maria de La Salud (0,9 km).

Quais são os restaurantes mais próximos da Feira de San Telmo?

Os restaurantes mais próximos da Feira de San Telmo são: El Batacazo Morfi (0,3 km); Sagardi Argentina (0,5 km) e 13 Fronteras (0,9 km).

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com