Buenos Aires reserva muitas atrações curiosas para você, que vai conhecer a cidade e que tem curiosidade pelo que é novo.

Há museus e parques espalhados por toda a cidade, além da celebração ao futebol, verdadeira paixão nacional.

Se tem algo que chama a atenção dos turistas que passam pela capital portenha é uma gigantesca escultura localizada no bairro de Recoleta, a Floralis Genérica.

Inaugurada em 2002, é uma homenagem a Buenos Aires, representando a natureza e todo o seu significado. Ela fica na Plaza de las Naciones Unidas e conta com excelente ângulo para ser vista por todos os lados.

Localização

🚗 Onde Fica

A Floralis Genérica está localizado na Plaza de las Naciones Unidas.

📍 Lugares Próximos

Como uma enorme flor de alumínio foi parar em Buenos Aires

O arquiteto Eduardo Catalano observou que a importância da natureza para Buenos Aires era maior que a necessidade de manter a qualidade do ar. Ele percebeu que suas praças e parques são símbolos da Argentina.

Desta forma, procurou por um lugar para simbolizar a natureza e a importância dela para o país. Encontrou a resposta na Plaza de las Naciones Unidas, que também significa a união dos povos.

O seu entorno, como não poderia deixar de ser, é repleto de parques e praças. Aliás, a própria praça conta com diversas árvores e um espelho d’água embaixo da gigantesca flor de alumínio, servindo tanto de decoração quanto como proteção.

Além de ser bela e contar com a significativa simbologia que carrega, a escultura não para por aí.

Durante o dia, suas pétalas ficam abertas, em um mecanismo automático que se traduz em um movimento natural de diversas espécies de flores. À noite, com o pôr do sol, as pétalas se fecham.

Ainda à noite, com as pétalas fechadas, seu interior solta uma luz vermelha, como se fosse o núcleo da flor que se fecha e que aguarda o início do primeiro raio de sol do próximo dia. Todos os dias.

Há apenas quatro noites no ano em que as pétalas ficam abertas, todas sendo datas importantes para o calendário argentino: 25 de maio, 21 de setembro, e 24 e 31 de dezembro.

Tudo isso é feito na gigantesca estrutura metálica, que mede 23 metros de altura, e conta com diâmetro de 16 metros com as pétalas fechadas e 32 metros com elas abertas.

Ou seja, é um show turístico que ocorre todos os dias. Simbólico, reluzente, significativo para a Argentina.

visão da floralis genérica durante o dia

Créditos: Paulin Zën (Flickr)

Como aproveitar ao máximo sua visita à Floralis Genérica?

Segundo seu arquiteto e criador, Eduardo Catalano, o termo Floralis Genérica significa “flora” e “gênero”, o que dá o ar de uma gigantesca flor que acolhe todas as flores do mundo.

Desta forma, nada melhor, então, do que aproveitar sua visita ao monumento o máximo possível. Não se preocupe, isso será bem fácil. Há muito o que fazer ao redor.

Para começar, a Plaza de las Naciones Unidas conta com 4 hectares em seu diâmetro, com diversas trilhas que dão diretamente à Floralis Genérica. Ou seja, você vai poder curtir parte da natureza e tirar fotos de vários ângulos.

Além disso, você estará simplesmente em um dos bairros mais completos de Buenos Aires, então o seu tempo será muito bem gasto com este passeio.

Muito próximo dali, está o Museu Nacional de Belas Artes e a Plaza Mitre, ambos símbolos culturais fundamentais para você conhecer muito bem Buenos Aires.

O passeio só estará completo quando você conhecer o Centro Cultural Recoleta e o Cemitério Recoleta, um ao lado do outro e a apenas dois quarteirões da Floralis Genérica.

Nesses lugares, você encontrará atividades para passar a manhã, como conhecendo o museu e o centro cultural, podendo almoçar, curtir a energia de um lugar repleto de conhecimento, conhecer o cemitério e suas histórias e, por fim, tomar um café no final da tarde.

Quer mais uma dica? Passe um dia em Recoleta, conhecendo seus detalhes, e aproveite para chegar cedo. Vá até a Floralis Genérica logo de manhã. Aproveite o restante do tempo e volte ao local no final da tarde, quando suas pétalas estarão se fechando.

É muito bonito ver as diferentes que esta escultura metálica oferece à sua visão.

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

Esta escultura maravilhosa chamada Floralis Genérica fica no bairro de Recoleta, na Plaza de las Naciones Unidas.

Se quiser vê-la com as pétalas abertas, chegue no horário em que começa a florescer, às 08:00 horas da manhã. Às 18:00 horas suas pétalas se fecham, mas a praça fica aberta até a meia-noite.

O horário de funcionamento e de abertura e fechamento das pétalas pode ser diferente em feriados nacionais, e com certeza faz diferença nos meses mais frios, então é sempre bom estar atento às mudanças.

Para chegar ao local de metrô, basta descer na estação Facultad de Derecho.

Quanto custa e como comprar ingresso?

A Plaza de las Naciones Unidas é aberta ao público em seus devidos horários, para que a visita seja possível mantendo a ordem e segurança no entorno da escultura. A visita é gratuita.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 30 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

A Floralis Genérica é boa? Conheça mais com os prós e contras!

Para conhecer a Floralis Genérica, a recomendação é que você aproveite sua localização e já conheça tudo disponível em Recoleta.

A escultura fica por lá e merece ser vista, mas tudo vai depender do tempo que você dispõe em sua viagem, pois sua locomoção até a Plaza de las Naciones Unidas pode ser uma visita mais rápida do que gostaria se for apenas para isso.

Ou seja, tudo vai depender de sua disposição e tempo. Para te ajudar com a escolha, preparamos duas listas com pontos positivos e negativos, assim você consegue colocar na balança e se decidir.

Pontos positivos

  1. É uma gigantesca escultura metálica em um dos bairros mais tradicionais de Buenos Aires, então isso por si só já representa diversas simbologias em torno de sua história, além de ser um ponto turístico belíssimo para fotos;
  2. A Floralis Genérica abre durante o dia e fecha durante a noite, como uma flor de verdade, mas ainda mais impressionante por ser feita de alumínio e ter a altura de 32 metros. É, no mínimo, curiosa de se olhar;
  3. A visita é gratuita e você terá à sua disposição o tradicional bairro de Recoleta para conhecer, com tantos passeios interessantes.

Pontos negativos

  1. Se você não vê sentido em uma escultura metálica gigante que se mexe sozinha, não terá muito o que se divertir por aqui;
  2. A Floralis Genérica fica em um bairro que merece ser aproveitado, mas se locomover até essa atração turística apenas para admirá-la pode tirar seu tempo para curtir outros pontos turísticos mais significativos;
  3. A grande graça desta gigantesca flor metálica é admirar o seu movimento (ocorre muito cedo ou no final da tarde), apesar de o tamanho chamar bastante a atenção. Se não estiver por lá nesse período pode não achar tanta graça.
floralis a noite

Créditos: Martín Alejo Hormanstorfer (Flickr)

Floralis Genérica vale a pena mesmo?

A Floralis Genérica vale muito a pena ser visitada. A sua beleza é fácil de ser localizada, pois, os 32 metros de altura correspondem a um edifício de quase 11 andares.

Mais do que uma escultura, é um ponto turístico repleto de significado, o que fica evidente em seu movimento de abertura e fechamento todos os dias, religiosamente.

O seu entorno garante diversas atividades, muitas delas listando as melhores atrações de Buenos Aires, pois o bairro de Recoleta traz consigo muita história, cultura e lazer.

Quais são os hotéis mais próximos da Floralis Genérica?

Os hotéis mais próximos da Floralis Genérica são: Hotel Etoile (2,3 km); Urban Suites Recoleta (2,3 km) e Hotel Arenales (2,1 km).

Quais são os restaurantes mais próximos da Floralis Genérica?

Os restaurantes mais próximos da Floralis Genérica são: Domani Ristoranti & Bar (1,2 km); Sottovoce (1,8 km) e El Sanjuanino (2,1 km).

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com