No bairro de Palermo, está um dos lugares mais bonitos da cidade, que te conecta com a natureza de maneira única: o Jardim Botânico de Buenos Aires.

Como parte dos Bosques de Palermo, ou Parque Tres de Febrero, este é um espaço verde com 5 hectares, dentro dos quais as paisagens são tão belas quanto importantes para a fauna regional.

Por isso, para aproveitar bem esse passeio, você levará cerca de três horas, contando com tempo o suficiente para desfrutar da natureza e descansar em seus bancos e curtir a tranquilidade do lugar.

Aproveite o Jardim Botânico como parte de seu passeio pela região, que pode incluir este local facilmente como um verdadeiro deleite visual.

Localização

🚗 Onde Fica

O Jardim Botânico de Buenos Aires está localizado na C1425 Cidade Autônoma de Buenos Aires.

📍 Lugares Próximos

Como surgiu o espaço e a conservação de tantos espécimes de plantas

O nome original do Jardim Botânico é um pouco comprido: Jardim Botânico Carlos Thays da Cidade Autônoma de Buenos Aires. O nome popular define muito bem esta atração, sobretudo porque foi assim que seu criador quis.

Foi inaugurado em 1898 e, desde então, é um importante foco de proteção, cultivo e preservação de milhares de espécies. São 5.500 entre árvores e plantas.

Quando foi projetado, por Carlos Thays, que na época atuava como protetor do lado verde da cidade. Assim, no local onde foi seu lar, uma mansão que conversa com o restante das edificações de Palermo, ele proporcionou esse pedaço de verde e acertou: hoje Buenos Aires é uma metrópole.

Desde que foi construído, a região na qual o Jardim Botânico está instalado mudou drasticamente. As mansões continuam ali, imperiosas, mas a cidade ganhou o agito que tornou este espaço mais do que necessário: essencial.

Hoje faz parte de um complexo de parques e praças que resultam em 25 hectares, mas a sua importância ultrapassa a versão de um lugar repleto de plantas para se descansar.

Suas 5.500 espécies estão em diferentes estufas, organizadas de forma a oferecer visitação para quem quiser.

Ali estão plantas de todos os lugares do mundo, em uma coleção invejável que enriquece a importância não só do Jardim Botânico, mas de toda a cidade de Buenos Aires em relação à América Latina.

Aproveite ao máximo esse passeio e curta o lado verde de Buenos Aires

Como Buenos Aires é uma cidade grande, nem todos os lugares estão cobertos por uma área verde tão generosa como o bairro Palermo oferece.

Que tal, então, dedicar um dia inteiro de sua viagem à região? Aproveite para conhecer o Jardim Japonês e o El Rosedal, ambos integrantes dos Bosques de Palermo, assim como este lugar.

Enquanto o Jardim Japonês oferece um mergulho no que foi um presente para o Imperador do Japão, o El Rosedal é uma atração que enche os olhos. São mais de 18,000 rosas espalhadas por todo o espaço e, se você for durante o verão, poderá, ainda, ganhar uma flor.

Assim, você descansa seus pulmões e também aproveita para almoçar e tomar um café na região. Lugares charmosos não faltam.

Além disso, não é só do lado verde que vive o Jardim Botânico. Você vai encontrar três opções de paisagismo que te renderão bons minutos admirando e tirando ótimas fotos: simétrico, misto e pitoresco.

Há, também, a Escola Municipal de Jardinagem, lugar perfeito para quem busca por aprendizado em botânica, e que conta com 33 esculturas de artistas argentinos, espanhóis e catalães.

Ou seja, o Jardim Botânico é o lugar que, quanto mais você explora, mais você encontra atividades e lugares para fazer e conhecer.

escultura no jardin botânico

Créditos: Bruno Scramgnon (Flickr)

A melhor época para curtir o local

Há quem diga que a primavera é uma excelente época para conhecer o Jardim Botânico de Buenos Aires. De fato, a estação proporciona fotos incríveis, pois as flores estão no auge da beleza e cor.

Além disso, o clima ameno proporciona uma caminhada muito mais tranquila, caso decida por visitar Buenos Aires entre setembro e o início de dezembro. As sombras podem, ainda, trazer os ventos frios comuns na cidade nessa época.

Contudo, o verão também é uma excelente época para conhecer o Jardim Botânico. As altas temperaturas da cidade merecem o sossego das sombras do lugar.

Ou seja, se decidir ir a Buenos Aires entre o outono e o inverno, saiba que esse é um passeio que merece sua atenção, mas é importante que tenha consciência de que será ainda mais frio estar em meio às plantas e árvores.

Onde fica e qual é o horário de funcionamento?

Localizado em Palermo, o Jardim Botânico conta com três entradas.

A principal fica na Rua Santa Fe, 3951. A segunda, em frente à Praça Itália, está entre as avenidas Las Heras e Santa Fe. Sua terceira entrada conta com a divisão das ruas República Árabe da Síria e Beruti.

Há dois horários de funcionamento para o lugar, divididos entre o inverno e o verão e, por consequência, pelas estações mais frias e mais quentes.

  • No inverno, você poderá visitar o lugar de segunda a sexta, das 08:00 às 17:45 horas, e de sábados, domingos e feriados entre 09:30 e 17:45 horas.
  • Já o verão traz uma hora a mais, ou seja, de segunda a sexta, das 08:00 às 18:45 horas, e de sábados, domingos e feriados entre 09:30 e 18:45 horas.

Isso se deve porque nas estações mais quentes o dia escurece mais tarde.

por dentro da estufa

Créditos: Matías Polako (Flickr)

Como chegar e valor da entrada

Há diversas formas de chegar ao Jardim Botânico, pois, além de ser um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, ele também faz parte de um complexo de parques e praças de grande visitação.

Desta forma, há diversas linhas de ônibus que passam pela região, além de ser facilmente acessado por motoristas de aplicativo.

De trem, você descerá na Estação Palermo e caminhará para o local. Já o metrô te deixa na Estação Plaza Italia, seguindo pela linha D.

Para completar, este passeio é gratuito, então você poderá curtir esse lado de Buenos Aires sem se preocupar em desembolsar nada.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos ingressos para as atrações?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 25 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com