Quem olha de fora, pensa que é uma simples livraria em uma avenida movimentada de Buenos Aires! Engana-se.

A Livraria El Ateneo é a mais linda livraria da capital e, muitos dizem, até da América Latina.

Ela já foi considerada pelo jornal britânico “The Guardian” como a 2.ª livraria mais linda do mundo, perdendo apenas para a Boekhandel Selexyz Dominicanen, em Maastricht, Países Baixos.

Como diz o The Guardian: “o mundo inteiro é uma página no El Ateneo”. Não é exagero. Além da arquitetura, a livraria guarda em seu interior mais de 100 anos de história.

Este cantinho cultural na Recoleta já foi um teatro, que virou cinema, livraria e de uma livraria, virou uma atração turística.

A ideia é fazer um review sobre essa atração, para que você descubra se vale a pena ou não passar por lá.

Localização

🚗 Onde Fica

A livraria El Ateneo está localizada na avenida Santa Fe, 1860, em Recoleta.

📍 Lugares Próximos

O que esperar do passeio?

A história da livraria El Ateneo encontra com o belíssimo Teatro Grand Splendid no ano 2000, mas muito glamour passou pelo mais bonito endereço da Avenida Santa Fe.

O prédio foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann. Depois de receber espetáculos de tango, o lugar passou a funcionar como cinema em 1926, e assim se manteve por longos 70 anos.

Em 2000, o Grand Splendid foi comprado pela rede de livrarias Yenni, que trocou as poltronas por milhares de livros, CDs e DVDs. O palco – onde até Carlos Gardel se apresentou – virou um café, com piano ao vivo.

Quem ama ler e mora em Buenos Aires, não tem o que reclamar. A cidade foi considerada a Capital do Livro pela Unesco. A Avenida Corrientes é um centro de livrarias. Em torno de 18 estão presentes nesta região.

É muito mais livraria do que muita cidade do Brasil.

Interior El Ateneo Grand Splendid

Interior El Ateneo Grand Splendid

Um pouco da estrutura do local

A livraria El Ateneo é grande. Possui cinco andares: o térreo, três galerias (como as de um teatro de ópera) e um subsolo, onde fica a seção infantil.

Mesmo quem não deseje comprar nada, deve conhecer o lugar (nem que seja para fotografar o afresco da cúpula, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi e as peças esculpidas por Troiano Troian), ou para contar aos amigos que esteve na maior e mais linda livraria da Argentina.

O teatro tinha uma capacidade para acomodar 1050 espectadores e fez várias apresentações de artistas famosos, como Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Corsini.

O prédio é bem grande.  Dá para passar horas vendos os livros e apreciando a arquitetura. Há diversas poltronas espalhadas ao longo da livraria, para que seu passeio seja confortável.

Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas circulam anualmente pelo prédio.

Cadeiras de praia são fornecidas em todo o edifício, incluindo os ainda camarotes do teatro (que ainda estão intactos), onde os clientes podem mergulhar nos livros.

Também há um café na parte de trás do que foi uma vez o palco. O teto, os entalhes, as cortinas de carmesim do auditório, a iluminação e muitos detalhes arquitetônicos permanecem.

Apesar das mudanças, o edifício ainda mantém a sensação de que foi um teatro, e se tornou uma atração turística imperdível da capital.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 15 de agosto de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

A Livraria El Ateneo é boa? Veja os Prós e Contras!

Estar na capital mais europeia da América Latina é fácil, complicado mesmo é escolher o que fazer quando sua viagem é curta.

Apresento aqui alguns pontos (que creio ser interessantes), para te ajudar a decidir se a livraria El Ateneo cabe no seu roteiro e é o que procura.

Pontos Positivos

  1. Se procura arquitetura, história, decoração, entretenimento e gastronomia (e tantas outras coisas mais), El Ateneo irá te proporcionar;
  2. É um passeio para família ou em casal;
  3. Para as crianças, tem uma seção inteirinha para elas;
  4. Não se cobra para entrar ou sentar. É curtir o momento e a visão que a arquitetura de mais de 100 anos oferece;
  5. É um ícone de Buenos Aires. Os portenhos têm orgulho do título de Capital do Livro e prezam por mantê-lo;
  6. Buenos Aires é uma cidade afeta à cultura. É sua essência! Além dos museus, conhecer a livraria fará enxergar melhor os hábitos e costumes deste país;
  7. É um passeio curto (só um “olá” e “até mais”) ou longo, vai depender da sua interação com o espaço;

Pontos Negativos

  1. Sinceramente, não vejo nenhum ponto negativo em visitar uma livraria. A gente sempre sai de lá com algo novo, seja uma visão ou um livro. Acredito que vale a pena sim visitá-la mesmo que sua viagem seja curta. Ela encaixa até em um passeio romântico de lua de mel.
  2. Pode até ser que se sua viagem for muito curta (em um fim de semana, por exemplo), você terá que encaixar outras prioridades, mas não deixe de visitá-la em algum momento.
arte feita no teto da livraria

Arte feita no teto da livraria El Ateneo. Créditos: Phil Peck (Flickr)

Livraria El Ateneo vale a pena mesmo?

É uma atração turística que chama a atenção pela história e beleza.

A capital tem vários passeios interessantes e que dá para encaixar no seu roteiro. Por exemplo, a livraria fica no bairro de Recoleta.

Em um dia você conhece o bairro, os museus da região e a livraria El Ateneo. Bem, é um passeio que vale a pena, mesmo se você não goste de livros, pois o lugar é inspirador.

Nathalia Santana

Nathalia Santana

Sou escritora antes mesmo de ser Jornalista. Apaixonada por viagens, trago um pouquinho da minha experiência.

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com