Mendoza é uma das cidades argentinas mais procuradas por brasileiros, pois o seu clima costuma atrair milhares de turistas todos os anos, assim como a beleza de seus vinhedos.

Se você está planejando conhecer à terra do vinho, saiba que por lá há algumas boas diferenças de clima, sobretudo entre as estações frias e quentes.

Não existe uma transição muito orgânica entre um clima e outro. Por outro lado, não há um mês exato que torna o lugar mais bonito.

Tudo vai depender do seu gosto e do quanto quer conhecer a cidade pela qual os vinhos argentinos são conhecidos no mundo inteiro.

A composição da cidade entre suas ruas, shoppings e lojas

Para conhecer Mendoza, pense em qual é o seu clima favorito no Brasil. Se prefere o calor, a cidade te servirá melhor entre novembro e março.

Se você é uma pessoa que ama o frio, entre abril e outubro é quando deve ir a Mendoza.

Tudo vai depender, também, se você está disposto a enfrentar a alta temporada, a qual acontece entre julho e agosto e entre dezembro e janeiro, os meses mais frios e quentes, respectivamente.

É exatamente por isso que a cidade merece ter a sua personalidade reconhecida antes mesmo de sua viagem acontecer.

Há muitas praças e ruas arborizadas em Mendoza. Isso torna o clima sempre agradável, com um clima perfeitamente criado para você curtir a cidade a pé. Caminhar por lá, aliás, te levará às compras.

Há muitas lojas nas ruas, além dos shoppings e outlets. Tudo é feito para você se sentir confortável na cidade e, para isso, independe da época do ano.

Vale sempre ressaltar que na alta temporada os preços ficam mais altos e as ruas, mais cheias.

Vamos conhecer os detalhes de cada estação do ano, para então, definir qual é a melhor época para ir a Mendoza.

Mendoza 1

Mendoza

A primavera torna a cidade mais receptiva

Na primavera Mendoza parece cenário de um romance de cinema, pois há cores por toda a cidade, tendo em vista a quantidade de flores espalhadas por seus canteiros.

A temperatura, durante a primavera, é um pouco acima do que você vai encontrar em Buenos Aires, pois a cidade fica no centro do país e, justamente por estar próxima à Cordilheira dos Andes, seu clima é mais árido durante os meses quentes.

As vinícolas, por outro lado, estarão empenhadas na concepção de novos vinhos, os quais poderão ser degustados, em sua grande maioria, nos diversos tours programados. Não perca a oportunidade de conhecer ao menos três delas.

Caso queira ir a Mendoza na primavera, tente se programar para conhecer a região entre setembro e outubro. Assim, além de não estar tão quente, você também evita a multidão nas ruas e as excursões mais cheias.

O verão é perfeito para curtir a natureza de Mendoza

É durante o verão que Mendoza recebe muitos turistas, sobretudo da América do Sul, pois é quando há férias escolares e um respiro para a família.

Desta forma, a cidade fica mais cheia.

De dia, o clima é bastante árido, o que faz as temperaturas subirem para a casa dos 30 °C, tendo picos de 40 °C com mais frequência do que muita gente pensa que uma cidade argentina tem.

Se você não gosta de calor, não vá para esta cidade no verão. Se gosta, saiba que aqui está um destino que te fará aproveitar muito bem os dias quentes e as noites frescas com os melhores vinhos do país.

Cogite conhecer algumas das vinícolas da cidade para saborear os diferentes rótulos e curtir as noites de baixa temperatura com boas taças de vinho.

As folhas caem no outono, mas o clima é o ideal para as vinícolas

Não existe melhor clima para conhecer as vinícolas de Mendoza do que o outono, quando as temperaturas ficam entre 17 °C e 22 °C, muito mais amenas do que o verão.

Principalmente se você for entre abril e maio.

A cidade encontrará suas árvores praticamente vazias, com as folhas caindo enquanto você passeia por suas ruas. Como é raro chover em Mendoza, no outono isso se torna ainda mais difícil, então pode ficar tranquilo em relação à organização das roupas em sua mala.

Sobre as vinícolas, é bem provável que você encontre dificuldade para reservar sua visita de última hora, então tente fazer isso antecipadamente.

Caso não consiga, lembre-se de que há em torno de 1200 vinícolas na região de Mendoza.

Para suas compras, você encontrará as lojas mais vazias do que as vinícolas, pois esta é uma meia estação e quem conhece sobre a melhor época para ir a Mendoza vai diretamente para os vinhedos.

Desta forma, o outono é a época do ano em que você encontrará dias mais equilibrados para conhecer e degustar os vinhos da região, fazer compras na cidade e frequentar seus restaurantes e, é claro, se hospedar.

Mendoza

Mendoza

Como é o inverno em Mendoza e o que fazer na cidade?

Por estar situada em uma região árida, Mendoza tem um inverno com dias razoavelmente frios, os quais costumam ter temperaturas em 14 °C, o suficiente para você sentir um pouco do clima dos Andes, que estão muito próximos.

Contudo, é à noite que a Cordilheira está mais próxima de sua visita.

As temperaturas vão a 0 °C facilmente, o que torna um passeio algo mais corajoso de se fazer. Só que também mais proveitoso pra tomar um vinho em uma parrilla argentina.

Ou seja, se você é uma pessoa que gosta de frio, Mendoza se torna ainda mais bela, mas, ao contrário das demais estações, as vinícolas podem não estar com suas visitas tão disponíveis quanto na primavera ou no outono.

É preciso consultar.

Se você é fã do frio essa é a melhor época para ir a Mendoza.

Saiba que no inverno a cidade fica ainda mais charmosa, talvez como toda a Argentina, que sabe receber o frio muito bem, além de saber recepcionar as pessoas que buscam por boa comida e hotelaria.

Qual o período de neve em Mendoza?

O que muita gente não espera é que uma viagem a Mendoza também sirva para esquiar e conhecer a neve.

Apesar de não ser exatamente na cidade, há diversas cidades próximas com estações de esqui, as quais ficam cobertas de branco.

Em Valle del Plata, por exemplo, você encontra 12 estações perfeitas para fugir um pouco dos passeios em vinícolas e curtir ambos estilos de turismo.

Quer praticar alpinismo? Também é possível.

Como Mendoza fica muito próxima da Cordilheira dos Andes, a cidade é perfeita para ter a sua região explorada na época mais fria do ano.

Não se engane, pois, apesar de ser também ao lado das montanhas gélidas que dividem a Argentina do Chile, a região de Mendoza fica a mais de 1000 km de Bariloche, o lugar mais famoso por quem busca por neve na Argentina.

Veja tambémComo ir de Buenos Aires para Mendoza: As 3 Principais Escolhas dos Viajantes

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos ingressos para as atrações?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 29 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com