A Argentina é simplesmente a maior produtora de vinhos da América do Sul. A vizinha do Brasil é reconhecida no mundo inteiro por isso, tendo suas bebidas exportadas para diversos países ao redor do globo.

Por influência italiana e espanhola, o país soube construir uma imponente indústria do vinho, passando por suas grandiosas plantações de uvas, com 212 mil hectares, até a comercialização de rótulos verdadeiramente requintados.

É por tudo isso que, quando você estiver em Buenos Aires, considere dar um pulo em cidades cuja produção vinícola é um espetáculo à parte, como Mendoza, Patagônia, San Juan e Salta.

Se não puder, ao menos experimente dois ou três vinhos produzidos no país, que merecem destaque por sua qualidade técnica e sabor.

A história da produção de vinho começou na década de 90

É fundamental compreender que a indústria vinícola na Argentina existe há décadas, fruto de sua influência da imigração europeia.

Contudo, foi somente na década de 1990, quando o peso argentino estava próximo ao dólar, que as gigantescas fazendas ganharam donos cujo interesse se tornou reformular o vinho do país.

O investimento foi tanto que hoje a Argentina é o quinto maior produtor de vinhos do mundo. Nada mal, tendo em comparação, países como Itália, França e Espanha na competição.

Desde a década de 1990, as vinícolas ganharam investimentos pesados, transformando-se em verdadeiras cultivadoras de uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon e Torrontés.

As melhores cidades para o plantio e as diferentes uvas

Por quê Mendoza, Patagônia, Salta e San Juan são as maiores produtoras de vinho da Argentina?

duas respostas para isso.

A primeira é pelo espaço, cuja exploração de terras se deve justamente por conta da necessidade de grandes fazendas para plantios consideráveis.

A segunda tem a ver com o clima, o mais importante, que se mistura à qualidade da terra e o resultado é o vinho que você vai experimentar em sua viagem.

Mendoza, por exemplo, concentra metade do plantio de todo o país, o que a tornou, obviamente, a capital do vinho na Argentina.

Por lá, você vai encontrar gigantescas plantações, em vinícolas consideradas as melhores do mundo, cuja estrutura é tão grande que há tours para quem quiser conhecer a produção e degustar os diferentes sabores das bebidas.

Conhecendo mais sobre os Melhores Vinhos Argentinos

Tendo em vista que o plantio é feito em diferentes partes do país, com climas que agregam qualidades variadas às uvas, talvez seja esse o motivo de o país ganhar tantos pontos em relação à Europa.

Por isso, a produção dos vinhos argentinos merece crédito por agregar plantio, temperatura, uvas e propósitos diferentes, resultando em tons que vão do tinto ao rosé, passando pelo branco seco e chegando ao espetacular espumante.

Para você conhecer um pouco mais sobre os produtos, separamos os 8 melhores vinhos argentinos. Conheça a lista!

1. Gran Enemigo Single Vineyard Cabernet Franc

Gran Enemigo Single Vineyard Cabernet Franc

Usando uvas Cabernet Franc, este vinho é um espetáculo para as papilas gustativas, pois se torna um desafio para os mais exigentes degustadores.

Nos primeiros goles, você sente a diferença entre este e um vinho comum pela forma com a qual a bebida lhe apresenta sua identidade: intensidade. Com esta palavra, você acha as nuances que passam, também, pela uva Malbec.

É o aroma de ameixas-pretas maduras que combina sua personalidade às demais especiarias que ele traz. Desta forma, combina com alimentos fortes, como carnes de caça, massas com molhos condimentados e queijos maduros.

2. Single Vineyard Cabernet Franc – Rutini

Single Vineyard CabernetTambém produzido com uvas Cabernet Franc, a diferença deste vinho e do anterior está na suavidade refrescante que agora se apresenta com uma acidez média.

Desta forma, o aroma te leva a ervas frescas, ameixas-pretas maduras, flores, tabaco e um toque de baunilha. Esta composição está em um produto de cor acentuada, mas de sabor muito mais leve e fácil de degustar.

Justamente por ser um vinho suave, combina com pratos que vão das pizzas argentinas às receitas árabes, passando pela diversidade das carnes vermelhas e brancas.

3. Poncho Pampa Pinot Noir Crianza – Condeminal

Poncho Pampa Pinot Noir CrianzaQuem diria que a intensidade das uvas Pinot Noir resultaria em um vinho tão suave e descompromissado.

Isso não significa que sua qualidade seja baixa, pois é justamente o contrário. Seus aromas trazem a lembrança de ervas frescas, frutas vermelhas e até mesmo a casca do limão.

A tradução dessa mistura é uma bebida suave, que não é encorpada justamente porque seu propósito é fazer parte da conversa leve e sagaz de um encontro entre amigos.

Se preferir algo mais romântico, saiba que ele combina com carnes vermelhas e brancas, além do delicioso e temperado salmão assado.

4. Gran Linaje Torrontés – Bodegas Etchart

Gran Linaje TorrontésAs uvas Torrontés trouxeram aroma inigualável a este vinho, cuja mistura de jasmim, rosas, flor de laranjeira e mel fazem desta bebida algo quase impossível de se parar na primeira taça.

Além disso, o resultado é um vinho branco clássico, doce e cítrico, mas perfumado o suficiente para tornar suas saladas e frutos do mar os acompanhamentos perfeitos para ele.

Como se não bastasse isso, a cor vai muito bem em uma mesa composta por louças claras, ao estilo francês, mas com o sotaque argentino nos temperos e condimentos.

5. AR Malbec – Bodega Tamari

É incrível como as uvas Malbec transformam uma bebida avermelhada em uma experiência aveludada. Isso se traduz no seguinte: é o vinho forte, de personalidade marcante, mas que vai definitivamente suavizar o seu jantar.

Escolha um cordeiro e uma massa com molho cremoso para acompanhá-lo, porque as notas de frutas vermelhas e cacau vão tornar a sua experiência na concepção máxima do rústico requintado.

Vale a pena, principalmente, para tornar o seu jantar algo tão romântico e genuíno quanto o próprio vinho. Uma combinação rara de acontecer na vida – com certeza é um dos melhores vinhos argentinos.

6. Pasionado Cabernet Franc – Andeluna

Pasionado Cabernet Franc – AndelunaAs uvas Cabernet Franc são, definitivamente, uma combinação perfeita para pratos como massas com molhos encorpados e carnes de porco e outras de caça.

Este vinho, que traz consigo o aroma de chocolate, frutas vermelhas, especiarias e tabaco, pode surtir um efeito em sua imaginação ao sentir o seu perfume pela primeira vez.

Contudo, ao dar o primeiro gole o sabor vai transformar a sua boca em uma grande festa, que se transforma em um show à medida que o seu gole é acompanhado de uma garfada. Faça o experimento.

7. Dedicado Gran Corte – Finca Flichman

Dedicado Gran Corte – Finca FlichmanQue tal um vinho composto por três fantásticas uvas? É este o caso: Malbec, Cabernet Franc e Petit Verdot.

O resultado, como não poderia ser diferente, é uma bebida encorpada, de personalidade forte e tonalidade quase roxa.

O aroma que vem ao descanso da bebida, antes do primeiro gole, vai te trazer a sensação que a mistura de chocolate, carvalho e frutas vermelhas pode dar. Acredite, vai combinar perfeitamente em seu paladar.

Aliás, é um vinho que vai bem com carnes vermelhas assadas e pizzas. Ou seja, mais tradicional impossível!

8. Iluminado Vinos de la Luz Single Vineyard Malbec – La Luz Del Vino

Iluminado Vinos de la Luz Single Vineyard MalbecAqui está o vinho mais premiado da Argentina, que passou pelo mundo colhendo prêmios e trazendo os louros ao país.

Feito com uvas Malbec, o seu sabor é clássico, como um bom vinho tinto tem que ser, mas a aparência engana após o primeiro gole.

Isso porque seu aroma é composto por uma curiosa combinação de frutas silvestres, damasco, flores e folhas de tabaco. Te pareceu interessante? Com certeza é!

Essa multifacetada personalidade combina com carnes vermelhas e pratos agridoces, pois acentua o sabor justamente por conta de sua esmerada produção. Um dos mais premiados e melhores vinhos argentinos.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos ingressos para as atrações?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 25 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com