A capital da Argentina quando o assunto é vinho, se chama Mendoza – cidade que fica a algumas centenas de quilômetros de Buenos Aires, e que merece ser visitada por suas mais de 1200 vinícolas.

Mendoza é uma das cidades mais procuradas da América do Sul, pois conta com um clima estabilizado, de aridez perfeita para a plantação e cultivo de uvas. É por isso que sua terra, dentre tantas circunstâncias, é tão fértil.

De beleza insuperável, a cidade está logo ao lado da Cordilheira dos Andes, o que significa que dali a algumas dezenas de quilômetros as temperaturas são muito baixas.

Por isso tudo e tantos outros detalhes, a cidade é perfeita para se visitar.

Principalmente porque oferece diversas vinícolas, dentre as quais estão as que produzem os melhores vinhos do país.

Como conhecer Mendoza através de suas diferentes regiões

Para visitar a Rota do Vinho de Mendoza, é preciso ter em mente que são muitas vinícolas, sendo que grande parte delas está aberta a visitação.

Se você quer conhecer a cidade, e não quer se perder, veja a seguir quais são as regiões e como explorá-las.

  • Região de Maipú, por exemplo, você precisa andar somente 12 km de Mendoza para conhecer suas vinícolas, as mais modernas.
  • Na Região de Lujan de Cuyo, a cerca de 16 km do centro da cidade (passeios clássicos).
  • Região de Valle de Uco, na qual há plantações tão belas quanto extensas, mas que ficam a cerca de 50 km de Mendoza.

As 13 Melhores Vinícolas de Mendoza

Não é segredo que você vai experimentar diversos rótulos, o que significa que o álcool provavelmente estará em seu sangue pelas próximas horas seguintes ao passeio.

Por isso, esqueça a opção de ir de carro por conta própria. Como alternativas, você pode pedir um Uber ou Cabify, mas será muito difícil pedir o retorno, ou então alugar um Remi, cujo motorista estará à sua disposição.

A melhor opção, pois é a mais barata e segura, é ir às vinícolas em excursão. Assim você garante que terá a ida e a volta de forma tranquila, além de permanecer próximo a um grupo.

Da mesma forma, ir às vinícolas por conta própria é possível, mas que tal participar de uma excursão e evitar qualquer problema relacionado ao excesso de álcool ou à falta de transporte na volta?

Agora que você compreendeu como curtir melhor, veja as nossas dicas sobre as 13 melhores vinícolas de Mendoza para se visitar.

1. Catena Zapata

Catena Zapata

Catena Zapata

Como diversas vinícolas, a Catena Zapata estava ali, em Mendoza, há muito tempo, mas só ganhou notoriedade quando a Argentina se tornou polo mundial de vinhos de alta qualidade.

Inaugurada em 1902, a empresa ganhou destaque quando, nos anos 90, passou a plantar uvas Malbec, o que resultou em rótulos premiados no mundo inteiro.

A visita vale a pena porque é um local clássico, famoso em todo o país e, é claro, por suas degustações.

2. Vistalba

Vistalba

Vistalba

Aqui a pegada é mais artesanal e, assim, a produção é apresentada a você através de uma visita subterrânea, na qual as bebidas estão na climatização correta.

É possível visualizar cada camada de terra que faz parte das plantações locais, o que dá ainda mais gosto em observar a produção e degustar os diversos produtos, com destaque para o Vistalba Corte B.

É curioso como a Vistalba consegue investir na produção de ótimos vinhos e, ainda assim, conseguir concentrar sua qualidade em azeite e produtos de beleza feitos a partir desse material.

3. Viña Cobos

Vina Cobos

Viña Cobos

Na Viña Cobos você escolhe a visita que quer fazer, cada qual acompanhada por guiamento que, de acordo com o nível que optou, vai te apresentar determinados pontos da fábrica e te proporcionar as degustações.

Independente de qual você escolha, é incrível como as guias conhecem o produto que apresentam, pois, o nível de detalhamento de suas apresentações, são de querer experimentar todas as bebidas.

Por ser uma empresa de produção industrial, você vai encontrar, em sua loja, preços mais acessíveis do que em bodegas pelo restante da Argentina.

4. Ruca Malen

Ruca Malen

Ruca Malen

Outra empresa de fabricação industrial, a Ruca Malen é uma gigante dos vinhos, cujos rótulos são vendidos no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Por isso, seus produtos não são tão caros, mas têm ótima qualidade também.

Talvez um dos grandes diferenciais aqui seja o seu restaurante, pois já foi premiado como o melhor do mundo em relação às comidas e degustações combinadas, o que é impressionante, tendo em vista que só em Mendoza há 1200 vinícolas, imagine no mundo todo.

5. Bodega Chandon

Bodega Chandon

Bodega Chandon

A Chandon é uma das marcas de bebida mais conhecidas e admiradas do mundo, o que por si só é um atrativo e tanto para se conhecer. Por isso, caso queira visitar sua bodega em Mendoza, faça uma reserva.

Por lá, você vai conhecer como é a produção dos diversos espumantes que a empresa produz, baseados em diferentes uvas.

Também poderá degustar, o que é uma experiência e tanto!

Há um restaurante que oferece o famoso almoço harmonizado, caso queira experimentar os espumantes com o diferencial de pratos combinados apenas para essa ocasião. Tão especial quanto a marca.

6. Salentein

Salentein

Salentein

Além de renomada, a Salentein oferece uma das visitas mais impressionantes desta lista, pois conta com o esmero em cada detalhe, feito para surpreender o visitante por sua precisão.

Considerada uma das marcas mais interessantes, quando o assunto é a combinação de uvas e a fermentação de suas bebidas, a vinícola foi projetada de forma diferente. Ela tem o formato de uma cruz.

Segundo os especialistas, isso facilita tanto a produção quanto a colheita.

Ainda conta com uma série de câmaras subterrâneas, debaixo das plantações, a cerca de 9 metros de profundidade, nas quais o controle de qualidade é feito com sua famosa precisão.

7. Andeluna

Andeluna

Andeluna

Grandiosa, a Andeluna é o lugar que você vai para passar mais de uma hora, diferente de outras vinícolas, cujos guiamentos são de pouco menos do que esse tempo.

Dito isso, se prepare para saborear seus diferentes rótulos, enquanto um guia te apresenta os processos de produção e, ao fundo, você conta com a espetacular vista das plantações de uva, com os Andes à espreita.

Ao apreciar cada rótulo, porém, você estará em uma iluminada e aconchegante sala, com janelas imensas de vidro para a paisagem acima descrita, enquanto as garrafas estarão ao seu lado, como convidados de uma grande festa.

8. Domaine Bousquet

Domaine Bousquet

Domaine Bousquet

A família francesa Bousquet já tinha tradição na produção de vinhos em seu país de origem, mas ao visitarem Mendoza e perceberem o fértil solo e o clima perfeito dali, decidiram investir em uma fábrica na América do Sul.

O resultado é uma das vinícolas mais interessantes para se conhecer, pois, a produção das bebidas é orgânica, algo raro de se ver e, sobretudo, de ser explicado. Eles explicam tudo muito bem.

Além disso, a exemplo de outras vinícolas de Mendoza, seu território é belíssimo, e a vista para o campo ao lado das plantações faz com que o cenário pareça a composição de um quadro.

9. La Azul

La Azul

La Azul

Apesar de não oferecer um tour com degustação, você pode conhecer a vinícola La Azul com um ótimo guiamento, o qual te levará à produção das bebidas, te explicando os diferentes estilos de uvas e seus objetivos na fermentação de cada vinho.

Outro ponto positivo é a harmonização de bebidas com o almoço da casa, em um cardápio feito especialmente para os visitantes, que podem pagar pelo combo do almoço e das bebidas, pois não irá se arrepender.

Além disso, as garrafas sempre estão em preços mais atrativos, pois podem ser encontradas em combos, muito mais vantajosos do que os normalmente vistos em adegas de todo o país.

Uma ótima ideia para presentear alguém.

10. Bodega La Rural

Bodega La Rural

Bodega La Rural

Inaugurada em 1885, a Bodega La Rural é fruto de um imigrante italiano, que chegou à Argentina com os conhecimentos técnicos necessários para tirar da uva o belíssimo sabor de um bom vinho.

Foi somente na década de 90 que a transformação da vinicultura na Argentina sofreu grandes alterações, resultando em avanços tecnológicos na produção das bebidas e elevando ainda mais a qualidade desta bodega.

Além do tour para conhecer os vinhedos, você também poderá participar de um guiamento pelo Museu do Vinho, pois, com uma empresa tão antiga e tradicional como esta, há mais de 4500 peças expostas sobre a produção de toda a região.

11. Família Zuccardi

Familia Zuccardi

Familia Zuccardi

Os vinhos Zuccardi são oferecidos aos amantes da bebida há três gerações.

Desta forma, a produção passou de um responsável a outro, mas sempre mantendo a identidade de suas bebidas.

Desde 2008, porém, há um centro de pesquisas na vinícola, o qual é responsável por transformar o aperfeiçoamento das bebidas em algo constante. Diferente de querer alcançar uma bebida completamente equilibrada, o sentido aqui é evidenciar a personalidade de cada rótulo.

O resultado é uma composição bastante diferenciada de bebidas planejadas para suprir os diferentes paladares, agregando às uvas de alta qualidade os aromas que cada uma merece.

12. Bodega Aleanna

Que tal uma bodega temática? Assim é a Aleanna, junção dos nomes Alejandro e Adrianna, amigos e proprietários desta vinícola tão peculiar.

A ideia nasceu de um enólogo e uma historiadora, pois ambos queriam unir seus conhecimentos e transformar o espaço em uma grande referência à obra A Divina Comédia.

Assim, você vai encontrar, além do tour e degustações, ambientes personalizados com as temáticas do livro, como o Inferno, Purgatório e Paraíso. Algo para ser celebrado com algumas boas taças de El Enemigo, principal rótulo da casa.

13. Trapiche

Trapiche

Trapiche

A vinícola Trapiche traz consigo os valores de suas raízes, as quais nasceram em um edifício inaugurado em 1912. De lá para cá, muitas adaptações foram feitas e o local se tornou apto a receber pessoas do mundo todo.

Por isso o tour é, para eles, tão especial.

É a oportunidade de apresentar ao visitante como era a produção de vinhos há mais de cem anos, e como a tecnologia ajudou a tornar o lugar completamente sustentável.

Aqui é feito até mesmo um estudo sobre à terra e a atividade bacteriana do solo, o que faz toda a diferença para a qualidade das uvas e do solo.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos ingressos para as atrações?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 26 de outubro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com