El Calafate é uma cidade que transforma a vida de quem passa por ela.

Não é por conta se seu tamanho, já que possui apenas duas avenidas principais e cerca de 22 mil habitantes, mas sim porque é através dela que você chega aos confins do mundo.

Como a cidade é um ponto de parada estratégico, é a partir dela que você vai conhecer as grandiosas geleiras da Argentina, sobretudo a imponente Perito Moreno, a terceira maior do mundo.

Com a oportunidade de conhecer uma geleira que é menor somente que a Antártica e o Polo Norte, saiba que tudo é mais simples do que parece.

Basta comprar o ingresso para realizar o Mini Trekking no local.

Mini Trekking no Perito Moreno

Mini Trekking no Perito Moreno

O que é o Mini Trekking em Perito Moreno e como o passeio funciona?

Se você chegou até a beirada da geleira Perito Moreno, com certeza compreendeu que a sua grandiosidade é muito maior do que dá para ver a olho nu. São 60 metros de altura de uma gigantesca parede de gelo e mais de 5 km de extensão.

Isso significa que você conseguirá ver, das passarelas do Parque Nacional Los Glaciares, cuja extensão é de 7 km, boa parte de um lado só da gigantesca geleira.

Para contornar a curiosidade, foram feitos guiamentos para levar os visitantes à geleira, com o intuito de mostrar o lado real de toda aquela vista espetacular. Assim nasceu um dos passeios mais procurados, o Mini Trekking.

Caso não saiba, trekking é uma modalidade de trilha, mas com equipamentos adequados ao clima e terreno, tornando a experiência mais segura.

Neste caso, a palavra “mini” está inclusa porque existe uma modalidade muito mais ampla, de cerca de 10 horas.

Para a sua sorte e fôlego, o Mini Trekking por Perito Moreno tem apenas 1:30 hora de duração, o que já é um grande desafio, dependendo de suas condições físicas. A paciência do guia faz toda a diferença aqui.

Como aproveitar ao máximo o Mini Trekking em Perito Moreno?

Tudo começa em Bajo de las Sombras, o porto mais próximo da geleira.

Para realizar o tour, é preciso que se forme um grupo de 20 pessoas, o qual terá os grampões disponibilizados no momento certo para a caminhada mais intensa.

É preciso lembrar que, antes de realizar o passeio, você deverá fazer uma reserva, além de que não há o passeio nos meses de junho, julho e até meados de agosto, quando o inverno é mais rigoroso e se torna inviável.

Desta forma, a partir de Bajo de las Sombras, você entrará em uma embarcação cuja navegação durará cerca de 20 minutos, o suficiente para você já ganhar uma nova visão do passeio e da gigantesca geleira.

É somente de perto que os 60 metros de altura se mostram tão assustadores quanto imponentes.

As impressões sobre a gigantesca geleira que se forma diante de você

Quando chegar à geleira, você será orientado sobre a colocação dos grampões e de como caminhar com eles.

É como se fosse um pinguim: coluna ereta, pés afastados e o equilíbrio do corpo para se mover lentamente, mas com precisão.

Ao colocar os pés na geleira, você iniciará um passeio cuja visão será algo único em sua vida.

Vale lembrar que protetor solar e óculos escuros são praticamente obrigatórios, sobretudo se o dia estiver muito claro. Sua pele poderá queimar com o gelo também.

Conforme caminha, perceberá diferentes pontos de vista sobre toda a região, pois dentro da geleira você verá lagoas completamente azuis, cavernas que parecem sem fim e covas que foram esculpidas por artistas (pelo menos aparentam).

Enquanto caminha, também, terá a oportunidade de aprender mais sobre a importância da geleira, como funciona a fauna e a flora locais, e como o meio ambiente e sua preservação, fazem a vida na terra existir do jeito que a conhecemos.

Depois de um tempo, você poderá sentar-se e descansar um pouco.

Caso tenha levado um lanche, poderá aproveitar para se alimentar nesse momento. Após o descanso, chegou a hora da caminhada de volta.

Para fechar muito bem, o guia oferecerá uma dose de whisky a cada um dos visitantes, a qual será gelada por gelo glacial e, em seguida, um brinde à vida será proposto.

Nada melhor do que um momento definitivamente único na vida de todos que participaram desse passeio.

Onde fica e como chegar para fazer o Mini Trekking em Perito Moreno?

A partir da pequena cidade El Calafate, você poderá ir de carro ou de ônibus até a gigantesca Perito Moreno, que fica a cerca de 80 km de lá.

Para chegar até o local, você precisa embarcar em Porto Bajo de las Sombras, já bem próximo à geleira, e de lá demorará cerca de 20 minutos até o início da caminhada.

Para isso, é preciso ter o ingresso em mãos, pois não é qualquer embarcação que faz o trajeto.

Mini Trekking no Perito Moreno

Mini Trekking no Perito Moreno

Quanto custa o passeio e como ele é pago?

O passeio é feito com grupos de até 20 pessoas, então é necessário realizar uma reserva, podendo ser feita pela internet. Ao escolher sua data, você será direcionado à forma de pagamento online que melhor convir.

Porém, é possível, também, arriscar-se e comprar o seu ingresso somente quando chegar a El Calafate.

Dependendo da época do ano, será bastante difícil encontrar bons dias para ir ao passeio.

Tendo em vista a desvalorização do peso argentino perante o dólar, e a sua diferença com o real brasileiro, é possível encontrar esse passeio por cerca de R$ 1.100,00.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 25 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Mini Trekking em Perito Moreno vale a pena mesmo? Conheça os prós e contras!

Avaliar se o passeio é bom ou não vai depender de qual é o seu objetivo ao visitar El Calafate.

Muitas pessoas vão até à cidade para apreciar as geleiras e a natureza de seu entorno, mas não fazem questão de se aprofundar em passeios mais específicos como este.

Já outras querem aproveitar ao máximo a experiência, tendo em vista que não saberão quando retornarão a essa região da Argentina.

Para te ajudar a definir se o Mini Trekking em Perito Moreno vale a pena mesmo, preparamos duas listas, com pontos positivos e negativos. Confira!

Pontos positivos

  1. A geleira Perito Moreno é a terceira maior do mundo e, caso você não seja um cientista, não terá muito acesso às outras. Por isso, aproveite a oportunidade de conhecê-la o máximo que puder;
  2. A caminhada é difícil, mas é feita devagar, com um guia preparado para quaisquer situações de risco. Como o chão é firme, os grampões farão a parte de te dar estabilidade;
  3. Celebrar a vida em um local tão isolado é uma oportunidade única. Além disso, El Calafate é um lugar isolado do mundo que merece um pouco de aventura.

Pontos negativos

  1. Não é o passeio ideal se você não tiver o mínimo preparo físico, pois não há como acompanhar o grupo estando sem fôlego. Isso já fez muita gente desistir;
  2. Também não há nenhuma acessibilidade, o que pode parecer desfavorável pelo lado turístico, mas trata-se de um passeio em meio a uma parte irretocável da natureza. Infelizmente isso também já fez muita gente desistir;
  3. O preço pode parecer salgado para um passeio de poucas horas, então, de acordo com a sua disponibilidade financeira, é preciso planejar bem quais atrações turísticas valerão a pena para você.

Veredito

Se você puder caminhar com fôlego e não tiver nenhuma limitação física, o Mini Trekking em Perito Moreno vale a pena.

É uma atração imperdível, a qual você provavelmente fará apenas uma vez na vida.

Além disso, apesar de o preço parecer salgado, a terceira maior geleira do mundo te convidará para caminhar por cima dela, em um lugar de milhares de anos que, infelizmente, some um pouco mais a cada ano.

Não perca a oportunidade.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com