Se Buenos Aires já é uma das cidades mais bonitas da América do Sul naturalmente, na época de Natal a cidade se torna ainda mais bela. Muitos turistas comprovam isso todos os anos.

Com seus pontos turísticos que fazem a mistura perfeita entre arte, cultura, lazer e história, a capital argentina é um verdadeiro deleite para quem vai visitá-la.

Planejar a viagem para lá nessa época do ano é, então, a oportunidade de curtir uma cidade que recebe de braços abertos as pessoas de todas as partes do mundo que querem conhecer o ritmo portenho de comemorar o final do ano.

Por isso, ao planejar sua viagem de Natal em Buenos Aires, você precisa se inspirar com ideias do que fazer por lá e curtir ainda mais a sua estadia.

Natal em Buenos Aires: Como Desfrutar da Cidade “Vazia”

Muitos portenhos vão para outros lugares, inclusive fora do país, no final do ano, o que torna Buenos Aires um pouco mais vazia do que o normal.

Com seus quase 3 milhões de habitantes, a Buenos Aires não fica deserta, mas o Natal é uma época propícia para você conhecer a cidade com mais calma, ainda mais porque os dias 24, 25 e 31 de dezembro são mais vazios.

Como os argentinos têm costume de passar as festas de final de ano em família, você não vai encontrar muitos pontos abertos para curtir uma noitada, à exceção das casas de tango.

Passear durante o dia pode ser bem proveitoso, tendo em vista que os próprios moradores estarão em descanso ou preparando suas respectivas comemorações em casa.

Aproveite para caminhar pelos parques e avenidas que costumam ser mais movimentados, mas preste atenção aos horários. Parques fechados, como o Jardim Botânico, não abrem. Já o El Rosedal e Plaza de Mayo são excelentes para passear.

1. Cuidado com o transporte público, táxis e cambistas

Táxi em Buenos Aires

Táxi em Buenos Aires

Se por um lado a cidade fica mais vazia, por outro isso significa que o transporte público estará mais escasso, sobretudo os ônibus.

O metrô opera normalmente nos dias comemorativos, como 24 e 25 de dezembro, mas diversas linhas têm tempo muito maior e algumas delas nem sequer funcionam. Se você depender desse meio de transporte, consulte o itinerário.

Já a noite de Natal pode ter um grande problema relacionado com o transporte, pois além do serviço público não funcionar bem, táxis são praticamente impossíveis de serem encontrados.

Quando são, é necessário ficar de olho para ver se não te empurram uma nota falsa no troco. Por isso, apesar das tarifas aumentarem nessa época, a melhor opção é solicitar um Uber ou Cabify quando precisar.

Por falar em golpe, porém, não é somente nos taxistas que você pode ter uma nota falsa. Como as casas de câmbio fecham nessa data, há diversos cambistas nas ruas empurrando notas falsas também.

O melhor a se fazer é trocar o dinheiro necessário, se for o caso, antes do Natal. Evite trocá-lo na rua ou em lugares de procedência duvidosa.

2. Comer bem em Buenos Aires é regra

Don Julio

Restaurante Don Julio

Natal em Buenos Aires é sinônimo de comer muito bem.

Como a cidade já oferece diversas opções gastronômicas habitualmente, no final do ano os cardápios ficam ainda mais especiais.

Como o Natal é uma época extremamente quente na cidade, aqui não há muitos pratos pesados, como é o costume fazer em dois dos países pelos quais Buenos Aires teve grande influência: Itália e Espanha.

Para começar o jantar, por exemplo, é comum uma entrada de presunto parma com melão, além de saladas dos mais diversos tipos e frescas, e tomates recheados.

Como prato principal, porém, é claro que o grande churrasco argentino, a parrilla, é servido como estrela do jantar, acompanhado de vegetais, tortas e batatas em suas mais diversas receitas.

A sobremesa, como não poderia deixar de ser, acompanha a alta temperatura dos dias na Argentina, como é o caso da salada de frutas e do sorvete, além do tradicional panetone.

3. A ausência de fogos e de muvuca na rua

Seja no Natal ou no Ano Novo, não é comum encontrar grandes muvucas nas ruas.

As famílias ficam reunidas em suas casas, mas nem todo mundo curte essa forma de comemorar, além de que há milhares de turistas na cidade nessa época do ano.

Quem prefere o agito das ruas, vai encontrar em alguns pontos, movimentação mais baladeira, como é o caso do pessoal que costuma passar em frente ao Obelisco, curtindo um bom vinho e a madrugada quente de Buenos Aires.

Ou seja, mesmo que você vá para lá e não esteja com sua família inteira, além dos restaurantes e casas de tango, você também vai poder curtir a galera que passa a noite na rua.

Não pense que todo mundo fica por lá desordenadamente. É uma galera que realmente quer curtir as ruas portenhas.

4. Shows de tango se tornam ainda mais especiais

El Querandi, Señor Tango, Piazzolla Tango e tantos outros estão de portas abertas para comemorar o Natal com os viajantes de plantão.

Com shows de tango diferenciados, cujas propostas são mais intimistas e com cores quentes, o espetáculo pode transformar o ato de curtir o Natal em uma grande memória de sua viagem.

Pois, além de celebrar o tango, essas e outras casas de show também celebram a noite portenha com as luzes de Natal e com grandes jantares.

Para tornar tudo ainda mais especial, após o final do espetáculo, elas costumam ter DJs com músicas que prometem agitar a noite até o início da manhã.

Ou seja, é para você curtir a noite de Natal com a raiz portenha em sua veia e, de quebra, tomar café da manhã em um dos diversos pontos especiais da cidade.

5. Compras de Natal em Buenos Aires

galerias pacífico decoração de natal

Créditos: Rodrigo Motta (Flickr)

Justamente porque Buenos Aires fica toda enfeitada para o Natal, as compras podem ser aproveitadas enquanto você admira a beleza da decoração em diversos pontos da cidade.

Há diversos shoppings e Outlets pela cidade, sendo a primeira opção a melhor escolha para curtir a decoração enquanto faz compras.

Uma das atrações que mais atraem as pessoas são as feiras ao ar livre. Em San Telmo, todo domingo você conhece a feira de mesmo nome, com antiguidades e que merece ser conferida porque você pode terminar o passeio no mercado municipal.

Há também a Grande Feira de Natal da Recoleta, que ocorre sempre no mês de dezembro e conta com inúmeras opções de roupas e calçados, chegando aos vinhos e produtos artesanais.

Por ali você vai encontrar algumas boas opções de compras de Natal para levar ao Brasil.

6. A decoração dos parques e das margens do Rio de la Plata

vista do parque pelo rio tigre

Parque de La Costa – vista do Tigre

É claro que uma cidade como Buenos Aires, com o Rio de la Plata às suas margens, não poderia deixar de lado a decoração de Natal.

Nos parques, como é o caso dos Bosques de Palermo, Parque las Heras, Reserva Ecológica Costanera Sur e a beira do rio em Puerto Madero, todos enfeitados, com luzes piscantes em diversos pontos.

Nas avenidas, como a 25 de Mayo e a 9 de Julio, você vai encontrar luzes espalhadas por toda a extensão, além de poder admirar o que o comércio local preparou.

7. Lugares para passar a noite de Natal

natal em buenos aires

Créditos: Eat Sleep Travel (Flickr)

É comum que as pessoas passem o Natal com suas famílias, mas quem é de fora, sobretudo fazendo turismo, vai a restaurantes para curtir o melhor da gastronomia local.

Como a cidade já é famosa por sua culinária, no Natal tudo fica ainda mais especial.

Por isso, regiões como a de Puerto Madero e Palermo, repletas de opções requintadas, oferecem jantares ainda mais especiais, com festas de Natal acontecendo em diversos estabelecimentos.

Outra opção para comer bem em Buenos Aires no Natal é aproveitar as ceias que os hotéis preparam, seja o que você estiver hospedado ou não.

Seguindo o exemplo do grandioso Alvear, em Puerto Madero, outros estabelecimentos constroem um verdadeiro menu somente para a época festiva do Natal.

8. Como é o clima da cidade na época mais bonita do ano

Obelisco Buenos Aires 1

Obelisco Buenos Aires – Flickr | Gabriel Angel

Por estar localizada no hemisfério sul, Buenos Aires tem as temperaturas altas do verão da mesma forma que o Brasil.

Ou seja, apesar de sua aparência europeia, a capital da Argentina sofre com temperaturas acima de 30 °C e, por ter bastante concreto, a sensação térmica pode ser ainda maior.

Por outro lado, você vai encontrar dias ensolarados e, com a cidade mais vazia, serão perfeitos para curtir as praças e parques, além de não precisar se preocupar com chuvas e ventos gelados vindos do Rio de la Plata.

9. Conheça as comemorações alternativas do Natal em Buenos Aires

Restaurante La Cabrera

Restaurante La Cabrera

Que tal aproveitar que o Natal em Buenos Aires é uma época festiva e voltada à família e curtir os restaurantes e casas de tango da cidade?

Em Palermo, o La Cabrera prepara uma ceia especial para a noite natalina. Em Puerto Madero, o Puerto Cristal também acompanha essa comemoração com cardápio exclusivo.

As casas Madero Tango, Señor Tango e Esquina Carlos Gardel também levam seus visitantes a uma noite de muita música e dança, regados a vinho e celebrados com jantares sensacionais.

Ou seja, mesmo que o costume dos argentinos seja estar em família, ao invés de comemorar na rua, há lugares que tornam a experiência do turismo ainda melhor.

Espero que tenha gostado das dicas!

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra dos passeios em Buenos Aires?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 15 de agosto de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Onde passar a ceia de Natal em Buenos Aires?

Há diversos lugares em Buenos Aires para você curtir a ceia de Natal, mas dentre eles estão alguns dos bons restaurantes de Puerto Madero e Palermo, como o La Cabrera e Puerto Cristal.

Pense em uma casa de tango também como a melhor opção.

Como os argentinos comemoram o Natal?

Os argentinos costumam comemorar o Natal em família, de uma forma bastante parecida com o que é feito no Brasil.

Contudo, enquanto por aqui tudo começa algumas horas antes, na Argentina eles começam à meia-noite em ponto.

O que fazer na Argentina em dezembro?

Como as temperaturas da Argentina em dezembro estão altas como em parte do Brasil, o clima é perfeito para bater perna durante o dia, conhecendo os diversos parques e pontos turísticos, enquanto à noite os shows de tango se tornam inesquecíveis.

Temos um guia sobre Buenos Aires de dezembro que você vai gostar.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com