O que fazer em Córdoba

O que fazer em Córdoba Argentina? Os 7 Melhores Passeios e Pontos Turísticos da Cidade

Se você chegou até aqui em busca de dicas sobre o que fazer em Córdoba, não precisa procurar em nenhum outro lugar!

Segunda maior cidade da Argentina, Córdoba é o destino favorito de quem quer conhecer algo a mais do país e quer sair de Buenos Aires.

Além disso, apesar de ser grande, tem muito menos concreto que a capital, a apenas uma hora de avião.

A cidade atrai turistas do mundo inteiro por sua excelente infraestrutura, o que significa que os hotéis e os restaurantes são ótimos, além de seu entorno, repleto de atrações turísticas de qualidade.

Para conhecer melhor a cidade, porém, é preciso ter consciência de que há forte influência das culturas espanhola e alemã.

A exemplo desta última, você vai poder comer diversas guloseimas da Alemanha, como goulash, strudel e salsichas condimentadas.

Por isso, se quer conhecer Córdoba, veja 7 dicas do que fazer na cidade!

O que fazer em Córdoba na Argentina?

Ressaltamos sempre que essas são apenas sugestões para curtir e não se arrepender.

Se tiver alguma outra sugestão que não foi citada, por favor, deixe um comentário abaixo.

Catedral Codoba
Catedral de Córdoba

1. O lado histórico de Córdoba a transforma em refúgio de estudantes e intelectuais

Para começar sua aventura em Córdoba, saiba que a cidade é similar a Buenos Aires quando o assunto é infraestrutura.

A diferença, na verdade, está na paisagem das duas.

Enquanto a capital tem o Rio de la Plata à sua disposição, Córdoba é cercada por belas montanhas, que dão um ar mais interiorano a esta cidade.

Contudo, é ali que está a primeira universidade da Argentina, a qual é referência em todo o país, recebendo estudantes, inclusive, do restante da América do Sul.

A praça principal é a Plaza San Martín, na qual está a Catedral de Córdoba, com quase 500 anos.

Ainda como referência histórica, a cidade carrega consigo diversos edifícios de arquitetura incomparável, como é o caso do Museu Superior de Belas Artes, ou do grandioso monumento nacional chamado de Manzana Jesuítica.

Aliás, é justamente na Manzana Jesuítica que está uma biblioteca com livros dos séculos XVI, XVII e XVIII. Por isso, grande parte da história católica da Argentina está ali.

O passeio pelo lado histórico sempre vale a pena ser adicionado à lista do que fazer em Córdoba.

2. A cultura da cidade também está no contato com o povo

Como pode ver, a cidade é repleta de lugares cuja história faz parte de cada palavra que os descrevem.

Mais do que isso, atraem estudantes do mundo inteiro justamente porque Córdoba é considerada intelectual.

Se quiser sair um pouco do lado histórico, que tal partir para o Paseo de Artesanos?

Trata-se de uma feira ao ar livre que acontece aos sábados e domingos, entre a tarde a noite, com motivos o suficiente para você destinar boas horas do seu dia ali.

Há artesanatos de todos os tipos, os quais valorizam a população local e a fazem trabalhar em prol de um desenvolvimento sustentável para a economia da cidade.

Da mesma forma, antiguidades e comidas de rua estão à disposição em quiosques, nos quais você contará, ainda, com as histórias impagáveis dos moradores.

3. Para aproveitar ainda mais a cidade, conheça as regiões de Nueva Córdoba, Guemes e o centro histórico de Córdoba

Show Nueva Córdoba
Show em Nueva Córdoba

Nueva Córdoba, Guemes e o centro da cidade são as melhores regiões para você se hospedar, onde há hotéis mais bem estruturados e próximos de outras atrações, como restaurantes, bares e os pontos turísticos históricos.

Por isso, na hora de escolher onde quer ficar em Córdoba, saiba que a cidade conta com uma excelente rede hoteleira, mas que é recomendável ficar em uma das três regiões citadas.

Todas elas guardam muito mais do que excelente rede hoteleira.

É lá que estão os melhores restaurantes da cidade e os bares nos quais você poderá passar um bom tempo curtindo o movimento e música ao vivo.

Apesar de mais elegante do que os demais, Guemes guarda uma boa dose de arquitetura vintage, algo que caracteriza a cidade de Córdoba, transformando-se em sua marca.

4. Mina Clavero

Mina Clavero
Mina Clavero

Trata-se de um rio, considerado uma das 7 maravilhas naturais da Argentina. Ele tem em seu entorno atividades relacionadas ao turismo de aventura, como trekking e rafting.

Assim é Mina Clavero, que também conta com estrutura para proporcionar bons restaurantes, feira de artesanato e o seu Caminho do Pelegrino, o qual homenageia o primeiro argentino, e um trecho de 28 km natureza adentro.

Como você pode desfrutar do passeio tanto admirando o rio e sua correnteza, em uma de suas margens, quanto no centro do vilarejo, dá para aproveitar um dia inteiro na região.

Com caminhadas e boas comidas, só restará a você levar para casa algumas lembranças de suas lojas.

5. Villa General Belgrano

Villa General Belgrano
Villa General Belgrano

A Villa General Belgrano é uma cidade que fica próxima à Córdoba, a pouco mais de 80 km, e que merece ser visitada por sua aparência e estrutura, as quais lembram bastante uma típica cidade alemã.

Com o ar europeu, então, Belgrano te levará aos resquícios da colonização alemã, cujo melhor exemplo disso é a sua Oktoberfest, a terceira maior do mundo.

Aliás, boa cerveja é o que não falta na cidade, que conta, ainda, com outros festivais, tanto no verão quanto no inverno, para você poder apreciar a bebida em todas as suas formas.

Talvez o melhor exemplo de rivalidade que a cerveja encontra seja o chocolate, pois ele é celebrado e servido na Semana Santa, Fiesta Nacional de la Masa Vienesa, Festival do Chocolate e Festa Medieval.

Como se a cerveja e chocolate não bastassem, em toda a excelência encontrada em Villa General Belgrano, o restante da gastronomia local também não decepciona.

Strudel de maçã, streusel de ricota, alfajor, purê de maçã, fiambres defumados, salsichas, chucrute, massas e tantos outros pratos e ingredientes de origem alemã são oferecidos em preparações deliciosas, com ingredientes frescos e muito bem confeccionados pelos melhores chefs e, é claro, descendentes alemães.

Se gosta de comer bem, precisa adicionar essa cidade na lista do que fazer em Córdoba.

6. La Cumbrecita

La Cumbrecita
La Cumbrecita

A exemplo de Villa General Belgrano, La Cumbrecita é uma cidadezinha de aspecto europeu, mas que ficou parada no tempo séculos atrás.

As construções são estilizadas também, mas as ruas simplesmente não existem.

Carros e motos só podem circular para ir ao alojamento, então, à exceção disso, eles não transitam pela cidade, que se mantém silenciosa.

Para você, que quer conhecer um lugar diferente com sangue argentino e músculos europeus, La Cumbrecita é perfeita para oferecer turismo de aventura, como trekking e nado.

Aliás, é por lá que está o Peñón del Águila, um parque temático que oferece um rio subterrâneo, em cujas águas você conseguirá mergulhar, sempre com a presença de um guia. É uma experiência e tanto!

Para comer, você encontrará mais um lugar de origem alemã, porém, ainda mais tradicionalista, o que te levará a refeições com goulash, strudels, assados e massas, além das cervejas artesanais.

Quer apenas tomar um café?

Não faltam opções, nas quais você poderá desfrutar do alfajor local e, ainda por cima, tomar a bebida mais tradicional de Córdoba e região: fernet con cola.

Alta Gracia

A cerca de 38 km de Córdoba Capital, mais precisamente no Valle de Paravachasca, fica Alta Gracia, uma cidade que já foi um estabelecimento agropecuário gerenciado pela Ordem dos Jesuítas no século XVII.

Por lá você pode visitar o Museo del Ché Guevara, estabelecido em uma das casas que o líder revolucionário argentino viveu durante a infância.

Também há, na cidade, uma incrível réplica da Gruta da França.

Alta Gracia é uma boa opção para passar o dia todo e pernoitar ou, se o seu roteiro for menor, conhecer em um bate-volta.

Gostou de saber o que fazer em Córdoba?

Bem, assim concluímos nosso assunto de hoje.

Algo importante mencionar é que, na Espanha, também há um lugar chamado Córdoba.

Por lá, alguns dos pontos mais visitados são a Calleja de las Flores, a Ponte Romana, a Plaza de la Corredera, o Rio Guadalquivir e a Mesquita Catedral de Córdoba.

É importante diferenciar Córdoba na Argentina de Córdoba na Espanha para que você não se confunda com os passeios.

Gostou desse artigo? Tem sugestões, dúvidas ou comentários? É só mandar um e-mail pro Viagem Club.

Ajude a espalhar essas dicas valiosas compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais.

Boa viagem e até a próxima!