Buenos Aires é considerada por muitos a Paris da América do Sul, pois a estrutura da cidade impressiona os visitantes, que passam a admirar suas ruas e bairros pela arquitetura e beleza.

O bairro Recoleta é um dos mais nobres da capital argentina, com mansões dispostas em ruas arborizadas e muitas atrações turísticas para atrair os turistas aventureiros.

Com três estações de metrô em seu entorno, Las Heras, Retiro-Miltre e San Martín, é muito fácil passar um ou dois dias nesse bairro, cujo visual merece ser apreciado e, é claro, curtido em seus mínimos detalhes.

A história do bairro se reflete em suas ruas e hábitos dos moradores

Com sua história datando de mais de um século, a região passou a abrigar, até a metade do século XX, grandes barões e donos de fábricas, que mantinham por ali suas famílias, cercadas por criados e muito luxo.

O passar dos anos tornou esse destino uma atração à parte, pois é curioso pensar em sua semelhança com Paris, e daí, portanto, o apelido que a cidade ganhou.

A arquitetura é repleta de detalhes, com vincos e arcos, além dos imensos portões em ruas com calçadas uniformes e ciclovias que te levarão aos parques locais.

É comum observar, por exemplo, moradores fazendo exercícios a pé ou pedalando, uma rotina criada para aproveitar a arborização generosa da região.

Além disso, a rede de hospedagem de Recoleta é muito bem elogiada pelos que ficaram por lá, pois como se trata de um bairro repleto de infraestrutura, com praças, parques, mercados e transporte ferroviário, é muito cômodo para os turistas também.

O que fazer em Recoleta?

Para aproveitar ao máximo sua passagem por Recoleta, entenda que a melhor opção é fazer isso a pé e em dois dias.

Aproveite seu tempo para se perder entre as ruas de lá, enquanto vai de uma atração a outra, sem pressa.

Se você quer saber o que fazer em Recoleta, veja agora 10 passeios para você curtir ainda mais a região.

1. Centro Cultural Recoleta

Centro Cultural Recoleta

Centro Cultural Recoleta

Este é o centro cultural que fará você conhecer mais sobre Buenos Aires e sua arte, pois há diversas formas expostas ao longo de seu interior, que já chama a atenção por sua arquitetura do lado de fora.

Fica muito perto do Cemitério Recoleta, e merece ser conferido por oferecer suas visitas de forma gratuita.

2. Faculdade de Direito

É claro que a Faculdade de Direito de Buenos Aires ficaria em uma das construções mais bonitas da cidade. Com gigantescas colunas em sua fachada, é digno das mais belas fotos.

Pois, além de sua bela e histórica construção, ali você conseguirá curtir um excelente pôr do sol, com a vista podendo ser contemplada no gramado em frente ao edifício.

3. Avenida Alvear

Avenida Alvear

Créditos: Raúl Alejandro Rodríguez (Flickr)

Por falar em obra de arte e arquitetura, a Avenida Alvear merece ter a sua extensão contemplada por você enquanto caminha por ela.

É onde fica a Embaixada do Brasil, mas, além disso, oferece arquitetura magnífica através de seus edifícios, como os palácios Concepción Unzué de Casares, Ortiz Basualdo, Duhau e Pereda Girado.

Além disso, há diversas opções de hospedagem que merecem ser conferidas. Se não puder ficar por lá, admire sua estrutura, porque elas condizem com tudo o que já foi dito sobre o bairro. Em especial o Alvear Palace Hotel.

Leitura complementar: Os 10 Melhores Restaurantes da Recoleta

4. Igreja Nossa Senhora do Pilar

Inaugurada em 1732, a Igreja Nossa Senhora do Pilar é perfeita para os amantes de arte sacra, pois sua estrutura, barroca, conta muito do que o brasileiro já aprendeu nas aulas de artes, mas com a diferença do sotaque portenho.

Sua estrutura é toda branca, com um belo jardim florido à sua frente, o que a deixa ainda mais destacada no cenário do bairro Recoleta.

Com o pé direito alto, seu interior é repleto de pinturas que complementam o restante de sua estrutura, perfeito para se aventurar nos idos da história da arte. Aproveite o local para refletir, respirar e focar em sua caminhada.

5. Floralis Genérica

visão da floralis genérica durante o dia

Créditos: Paulin Zën (Flickr)

Que tal uma imensa construção metálica que, em meio ao verde do bairro Recoleta, chama a atenção por seu tamanho: 20 metros de altura.

Durante o dia, ela se abre; durante a noite, se fecha. Sim, como uma flor de verdade, mas ainda mais significativo porque está ali por obra do arquiteto Eduardo Catalano.

Seu significado é poético, pois ela se abre quando o sol está ali para abraçar a todos. Se fecha quando cada um está protegido em seus lares. Um ponto de entretenimento que é uma imensa homenagem ao natural e ao ser humano em harmonia.

6. Biblioteca Nacional

Para quem espera por uma tradicional edificação quadrada, com as estantes podendo ser imaginadas repletas de livros, vai se surpreender com a Biblioteca Nacional.

Projetada nos anos 60 e inaugurada em 1992, é uma construção ímpar, com formas e cores modernas, que se misturam aos ângulos e amarelo, destoando do restante do tradicional bairro no qual se encontra.

Sua entrada, discreta em uma cilíndrica aberta em suas formas cúbicas, vai te levar a uma viagem para o significado de arquitetura moderna: os livros estão à disposição na parte de baixo da construção, enquanto em cima há mesas para leitura.

7. Museu Nacional Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes

Créditos: Floriano Cathala (Flickr)

Fundamental para a história da arte de todo país, o Museu Nacional Belas Artes da Argentina chama a atenção porque contém quadros de artistas famosos do mundo inteiro, como Picasso e Rembrandt.

Sua estrutura é gigantesca, rosada por fora e completamente bem estruturada por dentro, com salas compostas por quadros e esculturas à meia-luz, ganhando destaque por parecer um grande palácio dedicado às artes.

8. Praça Francia

Por falar em descanso, após tanto admirar o bairro e sentir a importância da arquitetura para os argentinos, assim como o valor que eles dão a isso, é hora de admirar um pouco de seu lado verde.

Na Praça Francia, que fica em frente ao Cemitério Recoleta, os franceses, além de homenageados, também se lembraram de fazer sua parte: um monumento foi doado à cidade de Buenos Aires, em 1910, simbolizando a liberdade.

No mesmo espaço, você conhece uma feirinha de artesanato simplesmente irresistível – uma parada obrigatória para quem busca o que fazer em Recoleta.

9. Cemitério da Recoleta

Cemitério La Recoleta

Créditos: Maxime (Flickr)

É claro que um dos lugares mais admirados e procurados de Buenos Aires está nesta lista: o Cemitério da Recoleta.

Ele ganhou destaque quando foi percebido que ali, em meio a tantas lápides, há luxo e estilos arquitetônicos dignos de estudo e apreciação.

Sua fachada com colunas gigantescas e detalhes dourados já denota o luxo que você vai encontrar ali dentro, enquanto procura pelo túmulo de Eva Perón.

10. Livraria El Ateneo

Há muito tempo era um teatro, mas após o abandono e restauração, uma livraria nasceu, de uma cultura à outra, chegando ao topo dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires.

A Livraria El Ateneo funciona dentro do saguão no qual o teatro tinha suas poltronas, e você poderá admirar sua estrutura no palco, onde orquestras costumam tocar em ocasiões especiais.

A imensa cortina vermelha e os mezaninos trouxeram o ar de requinte ao lugar, que se instalou e hoje é considerada a segunda livraria mais bonita do mundo.

Você não pode deixar de adicionar ao roteiro sobre o que fazer em Recoleta.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 8 de julho de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Deixe um comentário

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com