O Planetário Galileo Galilei está localizado no bairro mais famoso de Buenos Aires: o Palermo. Fica na interseção entre Av. General Sarmiento e Belisário Roldán, dentro do Parque Três de Febrero.

A Arquitetura é imponente em um prédio de 5 andares, que se assemelha ao planeta Saturno. Está dividido em um museu, uma sala de projeção, além de uma coleção incrível de meteoritos que foram encontrados no norte da Argentina.

O compromisso do Planetário é realizar a atividade de divulgação científica para todos os públicos. Há atividades para crianças a partir de 3 anos e são as que mais se encantam com a realidade projetada da tecnologia.

Vamos conferir no review se o planetário Galileo Galilei vale a pena.

Localização

🚗Onde Fica

O Planetário Galileo Galilei fica na Av. Sarmiento s/n, C1425 CABA.

📍 Lugares Próximos

  • Jardim Japonês (750 m)
  • Bosque de Palermo (1,1 km)
  • El Rosedal (1,5 km)
  • Jardim Botânico (1,9 km)

Patrimônio Histórico e Cultural

O planetário é o principal centro de divulgação astronômica da cidade e os aparelhos tecnológicos auxiliam a realizar experiência única descobrindo o universo.

Ele possui uma sala de projeção semi-esférica com 360 poltronas reclináveis e uma cúpula de 20 metros de diâmetro, onde são reproduzidas cerca de 9 mil estrelas, satélites, e planetas.

Isto tudo é possível devido a um equipamento que tem 6 projetores (sky-scan) com uma resolução de 8k, o que significa uma imagem com 38 milhões de pixels. Traduzindo: é qualidade de imagem para levar mais veracidade a projeção. Parece mesmo que estamos no espaço.

Não é só de projeção que vive o Planetário. Há várias atrações que irão te encantar a tal ponto de incluí-lo no seu passeio. Outro ponto: ele fica em Palermo; perto de diversas atrações turísticas. Mesmo se a sua programação estiver apertada, dá para conhecê-lo.

Mais um motivo para conhecer o Planetário. Em 2017, ele comemorou seu 50.º aniversário. Em celebração, todo o espaço foi restaurado e declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade.

Se a visita de manhã é cheia de atrações, é a noite que o prédio fica mais bonito e iluminado.

A partir do Parque (que fica em frente) é possível ver 50 metros de tela LED translúcidas e um sistema de gestão (real time) para que o Planetário se ilumine de forma coordenada com outros seis pontos-chave de Buenos Aires: o Obelisco, o Monumento dos Espanhóis, a Pirâmide de Mayo, a Ponte da Mulher, a Floralis Genérica e a Torre Monumental.

Quais são as atrações do Planetário?

Vou elencar algumas para ter ideia de que atrações não faltam; principalmente para as crianças. Há atrações que nem distinguem idade; todos gostam.

  1. Atividades de Projeções: as mais procuradas. É pago. Média de $200.
  2. Praça Astronômica: fica do lado de fora do prédio. É possível ver meteoritos verdadeiros encontrados no norte Argentino;  obras como o relógio do sol e o sistema planetário Copérnico. Gratuito.
  3. Telescópios: todo sábado e domingo, a partir das 20h, é possível utilizá-los para conhecer o universo. A atividade é gratuita e por ordem de chegada. Geralmente, as filas são longas.
  4. Encontro com a ciência: a instituição tem como responsabilidade social levar ao público a astronomia de forma prática e didática. Para isso, há no cronograma encontros com o especialistas que são autoridades no assunto. O evento ocorre na Sala de Espetáculo – Domo Planetário. Gratuito.
  5. Cursos: além dos encontros, são oferecidos cursos gratuitos que não requerem conhecimento prévio do participante. A partir de 15 anos já pode se inscrever.

As atividades mais procuradas!

Atualmente, das atrações disponíveis, são as projeções e o museu que fazem o maior sucesso.

Projeções

O planetário possui 3 espetáculos: De la tierra al universo; Cuentos para dormir; En movimiento.

En Movimiento

O objetivo da projeção é mostrar a realidade. Nada está parado. Tudo e todos estamos em constante movimento. Vivemos em um planeta que possui sua rotação ao redor do sol e nunca para. O universo está em constante movimento em uma perfeita coreografia.

Horário: sábados, domingos e feriados: 16h30 e 18h30.
Valor: $200

Cuentos para no dormir

Se estiver com crianças (indicado para maiores de 3 anos), este é, sem dúvidas, o que irá mais encantá-las. No Planetário não vale dormir! Com a projeção, elas descobrirão planetas, nebulosas, milhões de estrelas e constelações.

Horário: sábados, domingos e feriados: 15h30 e 17h30.
Valor: $200

De la tierra al universo

O Planetário convida a todos a viajar no tempo e espaço descobrindo o universo que a ciência tem revelado desde as antigas experiências intelectuais até o dia de hoje. Quem deseja compreender o Universo, o passeio é bem esclarecedor.

Horário: terça a sexta – 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados: 13h30, 14h30 e 19h30.
Valor: $200

Museu

Por $100 você terá acesso ao Museu do Planetário. Um lugar tecnológico onde poderá experimentar, vivenciar, surpreender e conhecer sobre o universo.

O anfitrião será o Galibot – o robô mais simpático da Argentina. Poderá interagir enquanto ele te conta detalhes sobre o planetário, as atividades e dados astronômicos curiosos.

Poderá viajar a bordo de uma nave espacial e vivenciar a experiência do big bang. Desde a origem do universo até a formação e evolução da terra.

Pela Odisea Especial também é possível brincar com a realidade virtual, que te propõe uma missão a Marte. É uma aventura multissensorial e em primeira pessoa.

O museu também possui a Galeria Astronômica, que te dá acesso a outros jogos de realidade aumentada.

É diversão e conhecimento garantidos.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 30 de outubro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O Planetário Galileo Galilei é Bom? Veja os prós e contras!

Buenos Aires é uma cidade cosmopolita, moderna e vibrante. Encontrar bons passeios é fácil. O difícil é encaixá-los na sua agenda.

Confira uma relação de prós e contras, para identificar se o Planetário de Buenos Aires vale a pena para você e sua família.

Pontos Positivos

  1. A experiência é única. Parece mesmo que está no espaço.
  2. É um passeio encantador e super didático.
  3. As crianças amam a experiência.
  4. Tem apresentações que são gratuitas; mas as pagas custam em média $200 (R$ 16,00).
  5. É Patrimônio Histórico e Cultural da Argentina;
  6. Próximo a atrações turísticas. Dá para se programar e conhecer mais de um lugar no mesmo dia.

Pontos Negativos

  1. Se você não gosta de astronomia ou desvendar o universo; não será o passeio mais adequado.
  2. Caso esteja em uma viagem romântica ou curtindo a lua de mel, pode ser que não faça tanto sentido. É mais diversão do que contemplação.

planetário de buenos aires vale a pena

Planetário de Buenos Aires Vale a Pena mesmo?

O Planetário foi inaugurado em 1966 e desde então cumpre a missão de levar ciência de uma forma didática e descontraída.

Não é em todos os lugares que vemos uma instituição dedicada a este tema. Os aparelhos são de qualidade e contam com geração de ponta. O preço é acessível; mesmo que conhecimento seja valioso. Tem a opção dos passeios gratuitos, como o telescópio.

O prédio fica em Palermo. Será fácil encaixar outros passeios (a Civitatis tem um tour pelo bairro que é bem avaliado e gratuito). Portanto, não vejo motivos para não ir visitá-lo. Junto ao Teatro Colón, ele é um dos mais procurados pelos turistas.

Vai de você e do que procura na cidade. Se escolher por ele, irá voltar outras vezes porque o  conhecimento fica tão palpável e fácil de se compreender, além de ser muito divertido.

Resumidamente, posso concluir que o planetário de Buenos Aires vale a pena demais! 🙂

Quais hotéis ficam perto deo Planetário?

Algumas opções são: Awwa Suites e Spar (1,2 km),u00a0 Casasur Bellini Hotel (1,6 km), Dazzler by Wyndham (1,8 km) e Vain Boutique Hotel (2,1 km).u00a0

Qual é o horário de funcionamento de Planetário Galileo Galilei?

O horário de funcionamento de segunda a sexta é das 9h30 às 17h. Sábado e domingo o horário é das 12h30 às 19h30.

Preciso reservar a visita ao Planetário Galileo Galilei com antecedência?

Não precisa reservar. O interessante é comprar seus ingressos antecipados, pois os espetáculos se esgotam rapidamente.

Qual é a melhor maneira de conhecer Planetário de Buenos Aires?

O Planetário fica no Bairro do Palermo. É fácil chegar de ônibus, metrô e Uber. Está a 8 km da região central de Buenos Aires.

Quais restaurantes ficam perto do Planetário Galileo Galilei?

Os mais próximos, são: Restaurante Jardim Japonês (1 km), Domanti Restaurante e Bar (1,2 km), Museo Evita Restaurante (1,6 km) e Dashi (2,5 km).u00a0

Nathalia Santana

Nathalia Santana

Sou escritora antes mesmo de ser Jornalista. Apaixonada por viagens, trago um pouquinho da minha experiência.

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com