Enquanto você conhece mais sobre Buenos Aires e a Argentina nos diversos reviews do site, com certeza deve ter na mente os seus lugares preferidos, os quais quer conhecer primeiro.

Antes de se animar com o seu roteiro de viagem, que tal conhecer alguns detalhes burocráticos que podem ou não mudar o rumo da aventura nas terras dos hermanos?

Viajar é sempre maravilhoso, mas não se prender aos detalhes pode transformar tudo em caos. Sobretudo se for em relação aos documentos que você precisa ter para embarcar e curtir tranquilamente sua empreitada.

Por isso, muita gente se pergunta se precisa de passaporte para a Argentina, além de outros possíveis documentos. A gente te explica agora.

A diferença entre o passaporte e outros documentos para a América do Sul

Existe um acordo entre o Brasil e demais países que pertencem ao Mercosul, que não é preciso viajar com passaporte, mas sim somente com o RG.

Entretanto, a recomendação é que você viaje com os dois. Sim, seu documento de identificação de Registro Geral e o seu passaporte.

Tenha certeza de que seu RG está em perfeitas condições, para não haver nenhum problema com a companhia aérea que você escolher para embarcar.

O passaporte obviamente precisa estar dentro do prazo de validade, com a garantia de que o documento esteja em perfeito estado também.

Isso porque ambos os documentos servirão para você utilizar tanto nos aeroportos, como também em casas de câmbio, ou em outros serviços/necessidades que lhe exigirem um documento original.

Aliás, outros documentos não são aceitos, como Carteira Nacional de Habilitação e Certidão de Nascimento. Somente RG e passaporte.

Ao levar os dois, você pode, por exemplo, deixar o passaporte no hotel, em local seguro, e caminhar com o outro documento, não precisando se preocupar com situações que fogem do controle ou qualquer abordagem que necessite ter um documento original.

Portanto, sim, tenha em mãos o passaporte e o RG na hora de embarcar. Não há visto para aproveitar a Argentina, mas é uma garantia de ter um documento reconhecidamente mundial em mãos.

Como organizar os documentos para viajar para a Argentina?

Para garantir que você não se perca nos documentos que precisará levar para a viagem, sobretudo se estiver com sua família, o recomendável é que cada adulto cuide de seus próprios itens, enquanto os documentos das crianças permanecem juntos.

Existe uma espécie de bolsa, ao estilo pochete, mas fina e discreta, chamada doleira. Ela tem um ou dois compartimentos na frente e, com uma cinta elástica, você pode colocá-la em sua cintura, debaixo da roupa.

É um excelente esconderijo para dinheiro, cartões e documentos que precisam andar sempre com você, mas que não tem necessidade de ficar em evidência.

A ideia é que você guarde os documentos das crianças que te acompanharão, e deixe-os dentro da doleira, com cartões e dinheiro reserva. Quando precisar, opte por mexer nesse compartimento secreto de forma discreta. Se possível, longe de outros olhos.

Desta forma, você mantém os documentos organizados e unidos, diminuindo a chance de perdê-los.

Afinal, o passaporte é útil ou não em sua viagem para Argentina?

Sim, o passaporte é extremamente importante para qualquer viagem internacional, mas, neste caso, você não precisa de passaporte para a Argentina.

Não confunda essas duas coisas.

Ele não é um documento obrigatório pelo acordo comercial e político entre o Brasil e a Argentina.

Porém, é importante porque te ajuda a ser identificado de forma muito mais rápida, tendo em vista que é um documento global, fácil de ser reconhecido em qualquer país.

Caso vá viajar com as crianças e você seja o responsável por elas, basta que tenham o RG. Se estiver como único responsável e faltar a outra pessoa, é necessário ter uma autorização do pai ou mãe ausente registrada em firma.

Conheça as regras para viajar para a Argentina

Ao preparar as malas e organizar sua viagem, detalhe a detalhe, você vai chegar em um ponto no qual o lado bom já estará todo preparado.

Os passeios estarão com os roteiros encaixados e os restaurantes já terão sido escolhidos. A previsão do tempo terá sido conferida algumas vezes durante os dias que antecederão a viagem.

A documentação, a partir de agora, estará pronta para você não passar nenhum perrengue no aeroporto ou em qualquer lugar de sua viagem.

Para te ajudar a fechar a organização com chave de ouro, conheça algumas regras para viajar para a Argentina e conhecer Buenos Aires com o máximo de tranquilidade.

Viaje com tranquilidade, mesmo se alguma coisa der errado

É impossível que tudo saia perfeitamente como o planejado, mas enxergar isso como algo ruim pode ser uma armadilha e tanto.

Ao montar sua viagem e pesquisar pela maior quantidade de detalhes possíveis, tenha em mente que em alguns momentos você precisará improvisar.

Relaxe! O improviso pode te trazer boas memórias de quando precisou encontrar uma alternativa para o passeio que você comprou e que estava com a data errada, ou a reserva do restaurante que não aconteceu justamente na noite especial que você precisava.

Os planos A, B e C servem para isso. Trace alternativas antes mesmo de a viagem começar e tenha em mãos essas cartas. Se não precisar usá-las, você já tem o que fazer em sua próxima viagem à Argentina.

Os documentos dentro da validade vão te dar serenidade

Viajar sozinho é muito simples: mala pronta, documentos em mãos e a única coisa que você precisa fazer é basicamente cumprir os horários.

Se você estiver acompanhado, seja de apenas outra pessoa ou de sua família inteira, provavelmente é você que organizará tudo para todos.

Seja essa pessoa, sem medo de ser feliz. Organize os documentos de todo mundo, garantindo o embarque seguro e rápido, sem perrengues. Verifique se toda a documentação está dentro da validade, com pelo menos seis meses.

Procure por pontos de reconhecimento emergencial em Buenos Aires

Antes de chegar a Buenos Aires, pesquise sobre as redondezas de sua hospedagem, para ter certeza de que as ruas são tranquilas (ou não), e se o transporte público é acessível, mesmo que você não planeje utilizá-lo.

Além disso, procure pelas delegacias e pelos hospitais mais próximos. Se você está em outro país, com certeza essa segurança vai fazer a diferença para você se sentir mais tranquilo(a) em casos de emergências.

Ter em mãos aplicativos de transporte individual e até mesmo pontos de táxis, podem te ajudar em eventuais emergências.

Você contratou um seguro viagem?

Por falar em emergências, você está prestes a embarcar rumo a outro país, no qual dificilmente você tem domínio do sistema de saúde deles, quiçá de como funciona em caso de necessidade.

Sendo um turista estrangeiro, que tal contratar um seguro viagem? É muito simples.

Basta pesquisar pelas empresas na internet, averiguando o nível de reclamações sobre cada uma delas, ou falar com a agência de turismo pela qual fechou suas aventuras.

Ter um seguro viagem em mãos é uma garantia de que, mesmo que emergências aconteçam, você está preparado para elas.

Resumindo: Precisa de Passaporte para a Argentina?

Não precisa de passaporte para a Argentina devido ao acordo entre os países do Mercosul, entretanto, é importante você o tenha atualizado e leve-o em sua viagem por ser um documento universal de identificação, que vai facilitar muito não só na Argentina, mas em qualquer país.

Se ficar mais alguma dúvida sobre a viagem, deixe um comentário e faremos o possível para ajudar.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 28 de setembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Denis

Denis

Sou apaixonado por turismo e cinema, crítico de cinema e publiquei um livro sobre intercâmbio em Londres. Quer conhecer o mundo? Eu te levo!

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com