Como será a cidade de Ushuaia no rigoroso inverno? Será que é possível aproveitar a cidade durante esta estação? Será que a cidade conta com opções para quem não quer aventuras?

Ushuaia é uma cidade turística que está localizada no extremo sul da Argentina, muito conhecida por ser ponto de partida para as expedições e cruzeiros para a Antártida.

Ela está situada no arquipélago da Terra do Fogo, e tem um apelido carinhoso de “Fim do Mundo”, devido a sua localização.

Está cercada pela cordilheira Martial e pelo estreito de Beagle, e está em uma área íngreme com conta com ventos muito fortes, e o inverno conta com temperaturas que podem chegar até 20 graus negativos.

O clima em Ushuaia é surpreendente, as temperaturas na maior parte da estação ficam entre 0 e -2 graus. Não é só neve, o inverno conta também com dias de céu claro e períodos chuvosos.

Embora algumas excursões sejam canceladas devido aos ventos fortes, o inverno é a estação que os brasileiros mais viajam para Ushuaia.

Por isso, criamos um guia completo para aproveitar o inverno de Ushuaia.

O Que Fazer em Ushuaia no Inverno?

Embora Ushuaia conte com diversas opções de passeios na natureza, como o Estreito de Beagle, a Cordilheira, a Ilha do Pinguim, ela também conta com uma área de cidade, com lojas e hotéis.

Um fato curioso da cidade é que a maioria das ruas são ladeiras, e elas contam com escadarias, muito íngremes.

A cidade conta também com boas opções de restaurantes, com comidas típicas, agências de passeios e viagens e também locais para fazer câmbio, a maioria delas localizadas na San Martin, a principal via da cidade.

Outro benefício é que a cidade conta com diversos táxis, vans e ônibus para o turismo, além dos Remis, que é um transporte por aplicativo semelhante ao Uber.

O ponto de encontro e de partida para os passeios, geralmente são feitos na Avenida Maipu, com esquina na Calle 26 de Mayo.

Confira agora ótimas recomendações de como aproveitar Ushuaia no inverno.

1. Cerro Castor

Cerro Castor

Cerro Castor

Com neve na maior parte do ano, Cerro Castor é ideal para quem procura por uma ótima estação de esqui para curtir com a família.

Cerro Castor está localizado a apenas 26 quilômetros de Ushuaia, e é um dos passeios que mais parte do centro da cidade.

É um local que conta com pistas para todos os níveis de esquiadores, tanto para os iniciantes, como intermediários ou avançados.

Isso beneficia bastante quem viaja com os filhos, para que os pequenos possam curtir também a neve da Patagônia.

Mesmo que você nunca tenha visto de perto um esqui, não se preocupe, é possível sim você se divertir a maior parte do dia.

Isto porque a estação conta com aulas pagas a parte, mas com valores muito convidativos.

Além de aulas com experientes esquiadores, há lojas também com materiais necessários para locação, além de roupas e óculos específicos para a prática.

No inverno a estação geralmente conta com muitos visitantes, e é bem provável que os valores fiquem um pouco mais caros.

2. Laguna Esmeralda

Um passeio muito procurado em Ushuaia durante o inverno é o trekking na Laguna Esmeralda.

É um passeio que conta com uma paisagem incrível, com uma vista incrível da fauna e da flora da Patagônia.

É preciso ter um bom condicionamento físico, pois são cerca de duas horas de caminhada, contando ida e volta.

Os bosques são encantadores e a cereja do bolo está na chegada até a Laguna Esmeralda, totalmente congelada.

O local perfeito para tirar fotos “andando sobre as águas” da Laguna, rodeada por formações rochosas cheias de neve.

3. Trem do Fim do Mundo

Trem do Fim do Mundo 2

Trem do Fim do Mundo

Um dos passeios mais bonitos da cidade de Ushuaia, especialmente no inverno, que contam com camadas grossas de neve durante todo o caminho.

Com a intenção de suprir a prisão de Ushuaia com madeiras, pedras e outros materiais, o Trem do Fim do Mundo virou uma atração turística depois de 43 anos do fechamento da prisão.

O trem hoje, conta com um trajeto de 7 quilômetros, apenas uma parte do trajeto original, que contava com 25 quilômetros.

É um passeio sensacional, já que ele passa em locais com incríveis vistas de lagoas, montanhas, bosques e é possível também ver durante o trajeto a fauna da Patagônia.

É um passeio muito procurado pelas famílias, e um dos destaques do passeio é o trajeto próximo do Rio Pipo, com uma parada para fotos na cachoeira Macarena.

O trajeto dura em torno de 1 hora, com passagens também entre rios, lagos congelados, com paradas em locais específicos, e também conta com loja de lembrancinhas e café.

É uma atração indispensável em Ushuaia no inverno, aliás, durante todo o ano.

4. Pinguinera Terrestre

Um passeio único, de uma beleza incrível e que também pode ser curtido durante o inverno, mesmo com temperaturas que pode bater perto dos 10 graus negativos.

O destino é a ilha Martillo, o local onde pode ser observado centenas de pinguins, adultos e muitos filhotes, em seu habitat, e de diversas espécies diferentes.

As espécies mais comum avistada são as Papúase e Magallanes.

Acompanhe também os ninhos dos pinguins, vigiados atentamente pelas fêmeas. É um passeio que não pode ficar de fora.

O tour até a ilha também contam com outras atrações nas diversas variações até a ilha, como a Estância Harberton, localizada as margens do Canal Beagle.

Outro local presente é o Museu Acatushúnde Aves e Mamíferos Austrais, com ossadas de espécies de baleias, pinguins, leões marinhos e também golfinhos.

Capriche nas roupas de frio, já que o passeio até a ilha dura em torno de 25 minutos, e o vento gelado castiga bastante.

5. Glaciar Martial

Glaciar Martial

Glaciar Martial

Se você quer ter uma vista privilegiada para o Canal de Beagle e para a cidade de Ushuaia, precisa se aventurar a mais de mil metros acima do nível do mar, em uma das montanhas mais populares da Argentina.

A Glaciar Martial é um local espetacular para a prática de trekking ou para poder curtir a cidade do alto.

Ela conta com uma trilha específica pela montanha, mas também oferece um teleférico, pago a parte, até um dos pontos mais altos da montanha.

Durante o inverno, a Glaciar Martial conta com bastante neve e, na maioria dos dias, o tempo é predominantemente nublado.

Há a possibilidade de pegar dias ensolarados, para poder conferir uma das vistas mais bonitas da Argentina.

6. Safári Náutico

No inverno em Ushuaia, também é possível fazer um dos passeios mais memoráveis, chamado Safári Náutico, através da excursão Glaciar Perito Moreno.

Com embarque dentro do Parque Nacional dos Glaciares, em Puerto Moreno, o local está a apenas 6 quilômetros do Mirador da Geleira.

A excursão é perfeita para poder observar de perto as diversas geleiras de Perito Moreno, que conta com desabamentos contínuos no Lago Rico.

Outro destaque fica também para os incríveis icebergs, em locais específicos onde as embarcações ficam ancoradas para uma melhor visualização.

Claro, um dos destaques é poder também observar a fauna marinha de Ushuaia, também muito presente durante o inverno.

A excursão tem duração de 45 minutos, e crianças de até 5 anos não pagam a entrada no parque.

Assim como todos os passeios na água, se atente as roupas de frio, pois o frio próximo das geleiras e dos icebergs é intenso.

7. Glaciar Vinciguerra

Glaciar Vinciguerra

Glaciar Vinciguerra

A Glaciar Vinciguerra é o local perfeito para quem gosta de praticar trekking de longas distâncias.

É um passeio que é necessário separar um dia inteiro para fazê-lo, já que ele conta com uma caminhada de, no mínimo, 7 horas.

As trilhas contam com uma vista exuberante da natureza, fauna incrível, bosques e cavernas de gelo, uma excursão muito procurada por mochileiros o ano todo, mas com grande movimento durante o inverno.

O passeio, que é longo, conta com diversas paradas para fotos, hidratação e pontos de descanso.

Uma das grandes surpresas no caminho até Glaciar Vinciguerra é a Laguna de los Tempanos, que é formada pela geleira.

Um destaque muito bonito da Laguna são os blocos de gelo que flutuam durante o inverno, nas áreas que não estão congeladas.

8. Trenó de neve

Você com certeza já deve ter visto em filmes aqueles famosos trenós de neve sendo puxados por diversos cachorros, certamente em algum lugar do Polo Norte.

Agora, você já pensou que aqui na América do Sul poderia curtir um pouco desta ventura única? Em Ushuaia você pode, tanto por cães como um belo passeio nas motos de neve.

O passeio pode ser feito em Tierra Mayor, Las Cotorras ou Haruwen, que apresentam também um roteiro com diversas atrações.

Além do passeio com trenós puxados por cães, o passeio também conta com trilhas de trekking, através de lindos bosques e caminhos todos cobertos de neve.

Em dias ensolarados a atração é incrível, com um visual maravilhoso da cidade e das montanhas.

Os passeios contam também com paradas em locais especiais, para tomar um delicioso chocolate quente e se hidratar.

A história da região é contada no Museu Haruwen, com diversos itens antigos e históricos.

Os passeios costumam ser um pouco mais caros durante o inverno, mas é uma atração que quase sempre está cheia de turistas.

Dicas para Curtir Ushuaia no inverno

Ushuaia conta com um inverno bastante rigoroso, as temperaturas ficam entre 0 e 10 graus negativos, com períodos de chuva, neve e muito, mas muito vento, principalmente nos locais mais altos.

Então é indispensável o uso de alguns itens se você não quer ser pego de surpresa em sua viagem.

Leve jaquetas, meias grossas, roupas térmicas e algumas peças impermeáveis, já que o contato com a neve é praticamente diário, especialmente nos passeios e atrações.

O uso de óculos escuros também é indispensável, especialmente se você for em estações de esqui.

Em dias ensolarados, a luminosidade é muito alta, o que pode prejudicar a visão. Luvas, gorros, cachecóis também são recomendados.

Se você for esquiar ou fazer alguma atração em estações de esqui, é possível a locação de roupas especiais e impermeáveis para a prática dos esportes.

Os valores não são tão caros como em Bariloche, geralmente em torno dos 190 pesos a diária, cerca de 14 reais, por peça.

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 5 de dezembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

O que fazer em Ushuaia em julho?

Com o começo do inverno no mês e temperaturas que podem chegar até 20 graus negativos, a dica é curtir as estações de esqui, os passeios de trenó de neve e trilhas de trekking.

Quando é o inverno em Ushuaia?

O inverno em Ushuaia começa no fim do mês de julho até o mês de setembro. O clima conta com dias ensolarados, chuvosos e também propenso a nevasca.

Quantos graus faz em Ushuaia no inverno?

A temperatura média em Ushuaia no inverno é entre 0 grau e 10 graus negativos. Alguns passeios pelas montanhas podem contar até com 20 graus negativos.

Quanto se gasta para ir à Ushuaia?

Cerca de 5 mil reais, uma cotação com passagens de ida e volta do Brasil, hospedagem, alimentação, transporte, seguro viagem e também passeios.

Eduardo Godoi

Eduardo Godoi

Jornalista, Músico e um verdadeiro fissurado por Cruzeiros e viagens. Com passagem pelo SBT Campinas como diretor de esportes, adora escrever reviews de viagens e tocar na banda Black Betty, de Campinas.

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com