Ushuaia é realmente conhecida como uma terra do gelo, já que está situada no extremo sul da Argentina, na chamada Terra do Fogo, ou Terra do Fim do Mundo.

É muito visitada no inverno, muito por causa dos seus atrativos na neve e no frio característico que pode chegar até 20 graus negativos.

Saiba que não é só neve que Ushuaia tem de atrativos, muito pelo contrário, o verão de Ushuaia também é uma ótima estação para poder visitar a cidade.

As temperaturas no verão chegam aos 15 graus, e as mínimas ficam em torno dos 8 graus, mas contando com a sensação térmica, muito devido aos ventos quase que incessantes da cidade, esta temperatura pode cair um pouco mais.

É possível ver neve em Ushuaia durante o verão? A resposta é sim, mas não espera uma quantidade de neve como no inverno, muito pelo contrário. Podemos ver neve e poder aproveitar as estações de esqui, mas ela não é tão abundante em toda a cidade como é no inverno.

Para quem quer ver neve, basta apostar nos passeios trekking, com guias especializados, muitos que falam o português, por caminhos onde é possível encontrar e até fazer um boneco de neve.

O Que Fazer em Ushuaia no verão?

Ushuaia conta com um clima bastante imprevisível, até por causa do aquecimento global, muita coisa pode mudar do dia pra noite, da manhã para a tarde.

Somente duas coisas você vai ter certeza que vai encontrar em qualquer época do ano que visite: frio e vento, muitos ventos.

Isto porque a cidade está localizada em uma área íngreme, alta, e bem próxima da Cordilheira dos Andes e é a cidade mais próxima da gelada Antártida.

Outra característica de Ushuaia no verão, são as chuvas, é comum chover por diversos dias seguidos na cidade, porém os períodos de sol também são longos.

A presença do sol privilegia (e muito) as vistas da cidade, dos topos da montanha e os passeios ao ar livre.

Então vamos conhecer agora as principais atrações desta linda cidade de Ushuaia, para poder aproveitar no verão.

1. Trem do Fim do Mundo

Trem do Fim do Mundo 2

Trem do Fim do Mundo

Não tem como falar do Presídio de Ushuaia, sem falar do Trem do Fim do Mundo. Ele era o principal meio de transporte para abastecimento do presídio.

Era o responsável também por levar não só os presidiários para a cadeia, mas também levava os materiais produzidos através do trabalho dos próprios presos.

Hoje, o Trem do Fim do Mundo se tornou uma ótima atração da cidade de Ushuaia, e uma forma de conhecer as principais atrações deste local exótico e paradisíaco.

O trajeto conta com 7 quilômetros, com diversas paradas pelo caminho, para fotos em cachoeiras, nas florestas, vistas para as montanhas e muito mais.

Durante o inverno, o trem conta com um visual de muita neve, porém no verão as paisagens são privilegiadas, já que a visibilidade é muito melhor, especialmente nos dias ensolarados.

Através do passeio, é possível também conhecer lojas de souvenirs, poder tomar um excelente café argentino e se divertir bastante com a família.

2. Presídio de Ushuaia

Um dos pontos turísticos mais famosos de Ushuaia, foi um dos presídios mais conhecidos e polêmicos da América do Sul.

O Presídio de Ushuaia é do ano de 1902, e contava com presos militares, políticos e criminosos de alta periculosidade.

Era um local onde os presos precisavam trabalhar, a maior parte do dia, cortando árvores e quebrando pedras.

O trabalho deles foi de grande importância para o desenvolvimento da cidade, já que tudo era usado para construir Ushuaia.

O presídio contava também com o famoso Trem do Fim do Mundo, que transportava os materiais e também alguns presos para o local.

A polêmica do presídio ficava por conta das condições sub-humanas que os presos eram submetidos.

Um dos maiores problemas era o frio intenso, em um local que não havia aquecimento, a alimentação escassa e o trabalho escravo.

O presídio funcionou até o ano de 1947 e, depois de muitos anos, tornou-se um ponto turístico da cidade. Hoje ele conta também com o Museu Marítimo.

3. Lagoa Esmeralda

Lagoa Esmeralda

Lagoa Esmeralda

Um passeio muito indicado para se fazer no verão, sem neve e com águas caracterizadas pela linda cor de esmeralda.

Os benefícios do passeio já começa pelo caminho, passando por diversos bosques, florestas muito bonitas e uma fauna típica, com roedores e até felinos.

Um dos destaques é fazer a trilha até a lagoa com passeios contratados, que contam com guias especializados da região.

A Lagoa Esmeralda está localizada a 17 quilômetros do centro de Ushuaia, e é possível também conhecer por conta própria.

Nós sempre recomendamos ir com guias especializados, que já conhecem o local e os melhores caminhos, além dos pontos de parada.

4. Plaza Malvinas

Se você pensou que não ia encontrar uma grandiosa, histórica e imponente praça em Ushuaia, se enganou.

A Argentina é conhecida pelas inúmeras praças, geralmente dedicadas a grandes feitos, especialmente em Buenos Aires. A cidade de Ushuaia conta com a Plaza Malvinas, que presta homenagem aos milhares de argentinos mortos na famosa Guerra das Malvinas.

Ela conta com um grande monumento, onde são realizados eventos na alta temporada, como no verão e também no inverno.

É um local muito frequentado por moradores locais, facilmente reconhecidos por seus mates nas mãos.

Ao fundo, aproveite para tirar muitas fotos das montanhas nevadas, em um dos pontos mais bonitos de Ushuaia.

5. Cerro Castor

Cerro Castor

Cerro Castor

É verão em Ushuaia, será mesmo que vou conseguir esquiar e ter a oportunidade de brincar na neve?

Em Cerro Castor sim, conhecida por ser uma das melhores estações de esqui da Argentina, e a que conta com valores mais atrativos também.

Ela está localizada a apenas 26 quilômetros de Ushuaia e conta com três categorias de pistas, para iniciantes, intermediários e avançados.

Não se engane, mesmo que você vá para Ushuaia no verão, ainda é preciso ir bem agasalhado para o alto da montanha, que pode contar com temperaturas de 10 graus negativos.

Ao todo são 26 quilômetros de pistas, e o Cerro Castor ainda conta com teleférico, lojas com aluguel de equipamentos e roupas especiais, além de lojas e restaurante.

Não sabe esquiar? Não tem problema, já que a estação conta com aulas de esqui em grupos, com preços equivalentes a apenas 5 reais.

6. Navegação no Canal de Beagle

O Canal de Beagle, ou Estreito de Beagle, separa as diversas ilhas da Terra do Fogo, além de ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

O passeio conta com diversos roteiros diferentes, com guias especializados, feitos em Catamarãs.

Seu visual é incrível, com a oportunidade de acompanhar a fauna marinha de Ushuaia, geleiras e icebergs, além da natureza durante o verão.

É um passeio indicado para fazer com toda a família, em catamarãs fechados e com aquecimento.

Mesmo no verão e com aquecimento, o indicado é usar roupas impermeáveis.

7. Glaciar Martial

Glaciar Martial

Glaciar Martial

Durante o inverno, os dias são mais curtos em Ushuaia e, além disso, alguns passeios podem ser cancelados devido a nevascas, fortes ventos e também da chuva frequente.

Por isso que o verão é uma estação perfeita para conhecer alguns locais que podem estar indisponíveis durante a época mais fria do ano em Ushuaia.

Um deles é a Glaciar, uma das montanhas mais populares da Argentina, que se encontra a 1050 metros do nível do mar.

O caminho até a montanha é feito de teleférico, e as lindas paisagens já podem ser vistas na subida.

Com o tempo aberto no verão, é possível ter uma vista privilegiada da cidade inteira, além das montanhas.

8. Caminhada com pinguins

É um passeio imperdível para se fazer no verão, época que Ushuaia conta com um grande número de pinguins.

Ele é feito através do Canal de Beagle, em catamarãs aquecidos em grupos de 15 pessoas, com guias especializados.

O destino é a Ilha Martillo, onde estão concentrados a maioria dos pinguins, de diversas espécies e também tamanhos.

O passeio dura em torno de uma hora e é possível caminhar ao redor dos pinguins, chegar bem perto dos animais, a uma distância que não vai atrapalhar ou estressar as espécies em seus habitats.

É considerado um dos melhores passeios de Ushuaia durante o verão. É um passeio ideal para fazer com a família.

9. Parque Nacional Terra do Fogo

parque nacional terra del fuego

Créditos: Colorado Sands (Flickr)

Um dos locais mais bonitos de Ushuaia, onde você vai poder acompanhar vistas das montanhas, do bosque e do mar, em um local só.

É um passeio de um dia inteiro, que dura em torno de cinco horas. De carro, o roteiro conta com paradas estratégicas para fotos.

Se você pretende conhecer melhor os principais pontos naturais de Ushuaia, como Lago Roca e Bahia Lapataia, não deixe de fazer este passeio.

10. Expedição Off Road

Já imaginou fazer uma expedição em caminhonetes 4 × 4 em Ushuaia?

É um passeio com muita emoção em áreas específicas da cidade.

Um dos destinos favoritos dos turistas é a floresta destruída pelos castores, com diversas árvores secas e derrubadas, com um lago e uma vista incrível com as montanhas ao fundo.

É um passeio muito indicado para se fazer no verão, já que os caminhos estão sem neve, o que amplia o roteiro deixa tudo ainda mais emocionante.

Assim como nas dunas de Natal, é possível escolher o passeio com “emoção” ou “sem emoção”.

Um dos locais mais visitados e registrados pelos turistas é a paisagem onde foi filmado o filme O Regresso, que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio.

Outro grande destaque, o passeio também conta com um almoço ao estilo churrasco, com diversos cortes de carnes argentinas e degustação de vinho.

Confira tambémComo Chegar em Ushuaia? 3 Formas para Conhecer a Cidade do Fim do Mundo

Onde Reservar Passeios e Serviços com os Melhores Preços?

Organizando sua viagem para a Argentina? Quer economizar na compra de passeios incríveis?

A Civitatis é uma agência de viagens online especializada em passeios e experiências em diversas cidades do mundo todo – 100% confiável.

Além de oferecer centenas de ingressos diferentes (inclusive excursões GRÁTIS), ela consegue um preço único e abaixo do mercado para que você conhecer os principais passeios – com IOF incluso e cancelamento grátis até 48 horas antes da data marcada.

Para te ajudar, a empresa está com promoções relâmpago e com descontos específicos!

Atenção: se quiser garantir o seu desconto, não demore. A promoção irá terminar em 4 de dezembro de 2020.

Clique no botão abaixo e reserve agora uma disputada entrada – sem ter que pegar fila na hora.

Qual melhor época para ir em Ushuaia?

Existem duas melhores épocas para conhecer Ushuaia, durante o verão, onde os dias são mais longos e não são tão frios, como também no inverno, com um fio mais rigoroso, mas diversas atrações na neve.

Tem neve em Ushuaia no verão?

No inverno a cidade fica coberta de neve, já no verão é possível encontrar neve apenas nas estações de esqui, como Cerro Castor.

Quando ver aurora boreal em Ushuaia?

É possível ver a Aurora Austral de Ushuaia durante o inverno, onde os dias são mais curtos e as noites mais longas.

Eduardo Godoi

Eduardo Godoi

Jornalista, Músico e um verdadeiro fissurado por Cruzeiros e viagens. Com passagem pelo SBT Campinas como diretor de esportes, adora escrever reviews de viagens e tocar na banda Black Betty, de Campinas.

Wow look at this!

This is an optional, highly
customizable off canvas area.

About Salient

The Castle
Unit 345
2500 Castle Dr
Manhattan, NY

T: +216 (0)40 3629 4753
E: hello@themenectar.com